Pronaf e agricultura familiar: um olhar sobre o Vale do Ribeira/PR

Autori

  • Dayana Lilian Rosa Miranda Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Pedro Martins UDESC

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT102129023

Parole chiave:

Território, Políticas Públicas, PRONAF, Agricultura Familiar, Vale do Ribeira

Abstract

A proposta deste artigo é contrapor a visão de alguns autores acerca das políticas públicas de manutenção e desenvolvimento da agricultura familiar à percepção dos seus beneficiários diretos e sujeitos envolvidos. Para tanto, aborda-se essencialmente o Programa Nacional de Apoio à Agricultura Familiar (PRONAF) e seus impactos nos municípios de Rio Branco do Sul e Itaperuçu, situados no Vale do Ribeira - Paraná. Espera-se assim verificar a contribuição desta política pública para a manutenção e desenvolvimento da atividade agrícola de pequena escala nas localidades, assim como o cumprimento dos objetivos propostos pelo Programa. Realiza-se, por fim, a análise da imprescindibilidade do aprimoramento da política pública como modelo social, econômico e político para a agricultura familiar.

 

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Biografie autore

  • Dayana Lilian Rosa Miranda, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

    Doutoranda em Meio Ambiente e Desenvolvimento – Universidade Federal do Parana Paraná UFPR; Mestra em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental– Universidade do Estado de Santa Catarina MPPT/UDESC; Bacharel em Turismo – Universidade Federal do Paraná UFPR.

  • Pedro Martins, UDESC

    Doutor em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo - USP e professor da UDESC.

Pubblicato

2016-03-31

Fascicolo

Sezione

Artigos

Come citare

MIRANDA, Dayana Lilian Rosa; MARTINS, Pedro. Pronaf e agricultura familiar: um olhar sobre o Vale do Ribeira/PR. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 10, n. 21 Ago., p. 118–141, 2016. DOI: 10.14393/RCT102129023. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/29023. Acesso em: 9 feb. 2026.

Altri articoli dello/a stesso/a autore/rice