Redes do agronegócio canavieiro: a territorialização do Grupo Tércio Wanderley no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba-MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT102128206

Palavras-chave:

Agronegócio canavieiro, Grupo Tércio Wanderley, Reestruturação produtiva, Redes

Resumo

A presente pesquisa tem como objeto a atuação do Grupo Tércio Wanderley – grupo tradicional nordestino do setor sucroenergético e com atuação nas últimas décadas na região Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba no estado de Minas Gerais. A migração deste grupo para Minas Gerais ocorre justamente no processo de reestruturação produtiva que ocorreu a partir da década de 1980. Com a análise das estratégias de ação deste grupo na região pretendemos analisar como a produção agroindustrial se organiza por meio das redes, técnicas e produtivas, dentro da lógica dos circuitos espaciais produtivos. Esta organização em rede modifica substancialmente as relações com território, sobretudo, no que tange o controle produtivo. Metodologicamente, a pesquisa foi construída a partir
de levantamentos de dados a respeito do setor sucroenergético em boletins e jornais afins, estudo do Grupo Tércio Wanderley e pesquisa de campo nas unidades mineiras do grupo, onde entrevistamos funcionários, fornecedores e trabalhadores da empresa. O processo de reestruturação produtiva no setor sucroenergético levou à reorganização territorial, resultando em novos arranjos territoriais cujas redes é o elemento de amalgama, criando novas territorialidades, desterritorializando e  reterritorializando outras.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Natália Lorena Campos, Universidade Federal de Uberlândia

    Mestra em Geografia pelo Instituto de Geografia / UFU - Geografia Agrária

  • João Cleps Junior, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

    Professor do Instituto de Geografia – UFU

Downloads

Publicado

31.03.2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CAMPOS, Natália Lorena; CLEPS JUNIOR, João. Redes do agronegócio canavieiro: a territorialização do Grupo Tércio Wanderley no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba-MG . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 10, n. 21 Ago., p. 221–250, 2016. DOI: 10.14393/RCT102128206. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/28206. Acesso em: 22 abr. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 6 > >>