A produção agroecológica: a possibilidade da autonomia camponesa no Assentamento Cunha em Cidade Ocidental, GO

Autores

  • Edson Batista da Silva UEG

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT102027619

Palavras-chave:

Agroecologia, Campesinato, Território, Assentamento Cunha, Cidade Ocidental, GO

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar os projetos de produção agroecológica do Assentamento Cunha, além de apontar o resultado deles para as famílias assentadas, no que se refere ao controle dos insumos. Para isso foram realizadas pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo, com aplicação de entrevista estruturada e semi-estruturada. Além do uso de caderneta de campo e de máquina fotográfica, para registro das impressões das observações diretas a campo. Os resultados apontam que a territorialização da produção agroecológica ocorreu por meio do Programa da Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS) e pelos Polos Irradiadores de Manejo da Agrobiodiversidade (CIMAS), controlados pela Fundação Banco do Brasil e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), respectivamente. Esse processo resultou apenas numa autonomia relativa dos insumos, isso porque parte deles ainda é comprada. Com isso, a agroecologia para se realizar por inteiro esbarra nos limites que lhe impõe o capital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson Batista da Silva, UEG

Possui graduação em Licentura Plena em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás (2005), Especialização em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Goiás (2009) e Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2014). Também é membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Geografia Agrária e Dinâmicas Territoriais (NEPAT) da Universidade Federal de Goiás-Instituto de Estudos socioambientais. Atualmente é professor em regime estatutário pela Universidade Estadual de Goiás,Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: Territórios em Disputa, Educação do Campo, Educação Ambiental, Agroecologia e Ensino de geografia.

Downloads

Publicado

12-08-2015

Como Citar

SILVA, E. B. da. A produção agroecológica: a possibilidade da autonomia camponesa no Assentamento Cunha em Cidade Ocidental, GO. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 10, n. 20 Jul., p. 276–304, 2015. DOI: 10.14393/RCT102027619. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/27619. Acesso em: 2 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos