Rupturas e continuidades do sistema de produção agroecológica integrado e sustentável-PAIS em Macaíba, RN
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT102027447Palavras-chave:
Agricultura Familiar, Agroecologia, PAIS, Tecnologia social, SustentabilidadeResumo
O PAIS é uma tecnologia social criada para desenvolver a agricultura familiar por meio de padrões agroecológicos, integrando em um mesmo sistema a criação de animais e produção de hortaliças, frutas, cereais e adubação por compostagem. Agricultores em diversas regiões do país têm recebido unidades do PAIS através da iniciativa do SEBRAE, Fundação Banco do Brasil e o Ministério da Integração Nacional. Apesar da propagação desta tecnologia há uma grande disparidade em relação ao desempenho desse sistema entre as unidades implantadas. O presente artigo faz uma análise dos principais fatores que contribuem para o desenvolvimento da tecnologia social PAIS, tendo por base, estudos realizados em 24 unidades no município de Macaíba, região metropolitana de Natal, RN, distribuídas em quatro comunidades Através do método comparativo foi possível observar que duas comunidades houve desistência da produção pelo PAIS e em outras duas há uma produção crescente de alimentos através desse sistema. Os resultados demonstram que, os fatores que mais influenciaram na desistência ou permanência dos agricultores na produção com o PAIS foram aspectos relacionadas ao nível de organização comunitária, pois as comunidades onde os agricultores tinham uma maior entrosamento social foram as que conseguiram continuar com a manutenção das unidades do PAIS, por outro lado, nas comunidades onde houveram desistências foi notado um menor grau de coesão social entre eles.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
12-08-2015
Como Citar
SANTOS, R.; ROZENDO, C. Rupturas e continuidades do sistema de produção agroecológica integrado e sustentável-PAIS em Macaíba, RN . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 10, n. 20 Jul., p. 305–332, 2015. DOI: 10.14393/RCT102027447. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/27447. Acesso em: 12 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.