Percepção social sobre florestas nativas e restauração ecológica em assentamentos rurais no Pontal do Paranapanema e no Norte do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT102026818Palavras-chave:
Gestão Ambiental, Restauração Ecológica, Extensão Rural, Assentamentos Rurais, Estudo de PercepçãoResumo
Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa quantitativa baseada em questionários estruturados aplicados em amostragem aleatória e representativa nas regiões do Pontal do Paranapanema (SP) e do Norte do Paraná com a finalidade de caracterizar a percepção de assentados e técnicos extensionistas sobre florestas nativas e processos de restauração ecológica. A pesquisa evidencia, entre outros aspectos, que os assentados nas duas regiões manifestaram uma interpretação favorável em relação às florestas no assentamento e/ou em seu entorno; mostra também, entre outros aspectos, que predomina entre os assentados a intenção de participar de atividades de restauração florestal, inclusive de forma voluntária, o que contrasta com a percepção de uma limitada ação de extensão rural sobre este assunto.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
12.08.2015
Edição
Seção
Artigos
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Como Citar
NORDER, Luiz Antonio; URSI, Maurício Ventura; MENEZES JÚNIOR, Ayres de Oliveira; RODRIGUES, Daniel Delatin. Percepção social sobre florestas nativas e restauração ecológica em assentamentos rurais no Pontal do Paranapanema e no Norte do Paraná . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 10, n. 20 Jul., p. 538–557, 2015. DOI: 10.14393/RCT102026818. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/26818. Acesso em: 21 dez. 2025.






















