Percepção social sobre florestas nativas e restauração ecológica em assentamentos rurais no Pontal do Paranapanema e no Norte do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT102026818Palavras-chave:
Gestão Ambiental, Restauração Ecológica, Extensão Rural, Assentamentos Rurais, Estudo de PercepçãoResumo
Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa quantitativa baseada em questionários estruturados aplicados em amostragem aleatória e representativa nas regiões do Pontal do Paranapanema (SP) e do Norte do Paraná com a finalidade de caracterizar a percepção de assentados e técnicos extensionistas sobre florestas nativas e processos de restauração ecológica. A pesquisa evidencia, entre outros aspectos, que os assentados nas duas regiões manifestaram uma interpretação favorável em relação às florestas no assentamento e/ou em seu entorno; mostra também, entre outros aspectos, que predomina entre os assentados a intenção de participar de atividades de restauração florestal, inclusive de forma voluntária, o que contrasta com a percepção de uma limitada ação de extensão rural sobre este assunto.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
12-08-2015
Como Citar
NORDER, L. A.; URSI, M. V.; MENEZES JÚNIOR, A. de O.; RODRIGUES, D. D. Percepção social sobre florestas nativas e restauração ecológica em assentamentos rurais no Pontal do Paranapanema e no Norte do Paraná . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 10, n. 20 Jul., p. 538–557, 2015. DOI: 10.14393/RCT102026818. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/26818. Acesso em: 18 set. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.