A extensão agrícola pública e o apoio ao desenvolvimento da pequena agricultura familiar do distrito de Boane-Moçambique

Autores

  • Boaventura Almeida Mubai Universidade Estadual de Maringá
  • Maria das Graças de Lima Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT91924774

Palavras-chave:

Geografia Agrária, Extensão Agricola Pública, Agricultura Familiar, Boane/Moçambique

Resumo

Este artigo avalia o resultado das ações do Estado no apoio ao desenvolvimento da pequena agricultura familiar do Distrito de Boane - Moçambique, levadas a cabo por meio dos Serviços Públicos de Extensão Agrícola. Em países menos desenvolvidos, onde famílias de agricultores formam a maior parte da população total, a Extensão Agrícola Pública tem-se constituído um principal meio de erradicação da pobreza no meio rural, uma vez que tendo a função de transferência de tecnologia agrícola, apoia os agricultores na resolução dos seus problemas, incorporando conhecimento agrícola de modo que estes se tornem mais ativos e autônomos. A pesquisa valeu-se da combinação de metodologias quantitativos e qualitativos, com recurso a aplicação de questionários semiestruturados em forma de entrevistas, observações in loco e conversas informais, envolvendo uma amostra de cento e dezoito pequenos produtores localizados no distrito de Boane. Os resultados apontam que os Serviços Públicos de Extensào Agrícola ainda não introduziu transformaçòes que modificam as condiçòes de produçào presenciadas e destinadas a este segmento de produtores, sugerindo revisão e melhoria nas metodologias de extensão pública e sincronia do serviço com a política de crédito agrícola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Boaventura Almeida Mubai, Universidade Estadual de Maringá

Natural da cidade de Xai-Xai, província de Gaza, Moçambique. Mestre em Geografia UEM – Maringá/PR

Maria das Graças de Lima, Universidade Estadual de Maringá

Profa. Dra. Departamento de Geografia UEM – Maringá/PR

Downloads

Publicado

30-10-2014

Como Citar

MUBAI, B. A.; LIMA, M. das G. de. A extensão agrícola pública e o apoio ao desenvolvimento da pequena agricultura familiar do distrito de Boane-Moçambique. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 9, n. 19 Out., p. 337–362, 2014. DOI: 10.14393/RCT91924774. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/24774. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)