A extensão agrícola pública e o apoio ao desenvolvimento da pequena agricultura familiar do distrito de Boane-Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT91924774Palavras-chave:
Geografia Agrária, Extensão Agricola Pública, Agricultura Familiar, Boane/MoçambiqueResumo
Este artigo avalia o resultado das ações do Estado no apoio ao desenvolvimento da pequena agricultura familiar do Distrito de Boane - Moçambique, levadas a cabo por meio dos Serviços Públicos de Extensão Agrícola. Em países menos desenvolvidos, onde famílias de agricultores formam a maior parte da população total, a Extensão Agrícola Pública tem-se constituído um principal meio de erradicação da pobreza no meio rural, uma vez que tendo a função de transferência de tecnologia agrícola, apoia os agricultores na resolução dos seus problemas, incorporando conhecimento agrícola de modo que estes se tornem mais ativos e autônomos. A pesquisa valeu-se da combinação de metodologias quantitativos e qualitativos, com recurso a aplicação de questionários semiestruturados em forma de entrevistas, observações in loco e conversas informais, envolvendo uma amostra de cento e dezoito pequenos produtores localizados no distrito de Boane. Os resultados apontam que os Serviços Públicos de Extensà o Agrícola ainda não introduziu transformaçòes que modificam as condiçòes de produçà o presenciadas e destinadas a este segmento de produtores, sugerindo revisão e melhoria nas metodologias de extensão pública e sincronia do serviço com a política de crédito agrícola.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
30-10-2014
Como Citar
MUBAI, B. A.; LIMA, M. das G. de. A extensão agrícola pública e o apoio ao desenvolvimento da pequena agricultura familiar do distrito de Boane-Moçambique. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 9, n. 19 Out., p. 337–362, 2014. DOI: 10.14393/RCT91924774. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/24774. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Campo-Território
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.