Os desdobramentos socioeconômicos da crise do café nas pequenas propriedades rurais do município de Dracena (SP)
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT91722706Palavras-chave:
Crise, Café, Pequenos proprietários rurais, Políticas públicas, DracenaResumo
A crise do café da década de 1980 atingiu profundamente o município de Dracena, tendo em vista que a cafeicultura tinha importância econômica e social significativa para essa localidade. As décadas de 1980 e 1990 foram extremamente difíceis para os pequenos proprietários rurais, entretanto, observamos que a partir da década de 2000, a situação passou a melhorar, principalmente em função das políticas públicas implementadas, que passaram a atender as necessidades deles com maior eficiência. Apesar da melhoria verificada a partir da década de 2000, a situação ainda não é a ideal, haja vista que muitos proprietários pesquisados se mostraram insatisfeitos com as atuais condições nas quais eles se encontram. Nesse contexto, constatamos que a atuação e a articulação dos governos federal, estadual e municipal são imprescindíveis para que sejam proporcionadas condições dignas para a reprodução social dos pequenos proprietários e de seus dependentes na zona rural.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
06-05-2014
Como Citar
LELIS, L. R. M.; HESPANHOL, R. A. de M. Os desdobramentos socioeconômicos da crise do café nas pequenas propriedades rurais do município de Dracena (SP). Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 9, n. 17 Abr., p. 230–255, 2014. DOI: 10.14393/RCT91722706. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/22706. Acesso em: 31 out. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Campo-Território
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.