Agricultura e reestruturação espacial na interface rural-urbana: questões teórico-metodológicas centrais à pesquisa

Autores

  • Felipe da Silva Machado UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT91722684

Palavras-chave:

Interação rural-urbana, Agricultura urbana, Agricultura periurbana, Espaço rural

Resumo

O artigo, de base essencialmente teórica, apresenta alguns pressupostos teórico-metodológicos centrais às discussões sobre o processo de reestruturação do espaço rural. Após indicar as principais mudanças no rural contemporâneo, são debatidos os interesses e a importância da análise multidimensional nos estudos acadêmicos que contemplam os espaços de interação e a complexidade do ordenamento espacial no contexto rural-urbano. Por último, o artigo apresenta os diferentes interlocutores e suas respectivas posições no debate sobre a agricultura na interface rural-urbana, revelando que o processo de interação espacial, mesmo na ocorrência do conflito de uso da terra, pode prover oportunidades ao desenvolvimento rural.

Downloads

Biografia do Autor

  • Felipe da Silva Machado, UFRJ
    Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGG-UFRJ). Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Entre 2008 e 2009, quando participou da mobilidade acadêmica para Universidade Nova de Lisboa (UNL-Portugal), foi bolsista do Programa de Bolsas Luso-brasileiras Santander Universidades. Atua na área de pesquisa nos seguintes temas: agricultura urbana e periurbana, interação rural-urbana, conflito de uso da terra na interface rural-urbana.

Downloads

Publicado

06.05.2014

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MACHADO, Felipe da Silva. Agricultura e reestruturação espacial na interface rural-urbana: questões teórico-metodológicas centrais à pesquisa . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 9, n. 17 Abr., p. 194–229, 2014. DOI: 10.14393/RCT91722684. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/22684. Acesso em: 12 abr. 2025.