Agricultura e reestruturação espacial na interface rural-urbana: questões teórico-metodológicas centrais à pesquisa

Autores

  • Felipe da Silva Machado UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT91722684

Palavras-chave:

Interação rural-urbana, Agricultura urbana, Agricultura periurbana, Espaço rural

Resumo

O artigo, de base essencialmente teórica, apresenta alguns pressupostos teórico-metodológicos centrais às discussões sobre o processo de reestruturação do espaço rural. Após indicar as principais mudanças no rural contemporâneo, são debatidos os interesses e a importância da análise multidimensional nos estudos acadêmicos que contemplam os espaços de interação e a complexidade do ordenamento espacial no contexto rural-urbano. Por último, o artigo apresenta os diferentes interlocutores e suas respectivas posições no debate sobre a agricultura na interface rural-urbana, revelando que o processo de interação espacial, mesmo na ocorrência do conflito de uso da terra, pode prover oportunidades ao desenvolvimento rural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe da Silva Machado, UFRJ

Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGG-UFRJ). Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Entre 2008 e 2009, quando participou da mobilidade acadêmica para Universidade Nova de Lisboa (UNL-Portugal), foi bolsista do Programa de Bolsas Luso-brasileiras Santander Universidades. Atua na área de pesquisa nos seguintes temas: agricultura urbana e periurbana, interação rural-urbana, conflito de uso da terra na interface rural-urbana.

Downloads

Publicado

06-05-2014

Como Citar

MACHADO, F. da S. Agricultura e reestruturação espacial na interface rural-urbana: questões teórico-metodológicas centrais à pesquisa . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 9, n. 17 Abr., p. 194–229, 2014. DOI: 10.14393/RCT91722684. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/22684. Acesso em: 9 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos