Reconversão de propriedades rurais fumicultoras: a diversificação é uma alternativa?
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT81622199Palavras-chave:
Análise Multivariada, Fumicultura, Renda Agrícola, Tabaco, Eficiência EconômicaResumo
O trabalho teve como objetivo analisar alguns parâmetros de eficiência econômica de propriedades rurais fumicultoras relacionando-os com diferentes níveis de diversificação e disponibilidade de fatores de produção. Foram utilizados dados primários do ano agrícola 2009/2010 de 66 propriedades produtoras de tabaco de diferentes regiões de Santa Catarina, obtidos pelo software de gestão CONTAGRI. As propriedades foram divididas em quatro grupos: especializadas (ESP); baixa diversificação (BDIV); média diversificação (MDIV) e alta diversificação (ADIV). A análise considerou os indicadores de eficiência econômica MB e RL/SAU e MB e RL/UTH como variáveis respostas, além de um conjunto de variáveis explicativas. Os dados foram submetidos à análise estatística multivariada. Os resultados indicam a alta rentabilidade por área nas propriedades especializadas na cultura do fumo, enquanto que a diversificação é dependente de maior disponibilidade de área, mão de obra e capital. Conclui-se que para substituir a cultura do fumo nas propriedades com grande limitação de área, são necessárias políticas que proporcionam a tecnificação de atividades para gerar renda compatível e suficiente para a manutenção das famílias.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
19-08-2013
Como Citar
WINCKLER, J. P. P.; SIMIONI, F. J.; ARAÚJO, L. A. Reconversão de propriedades rurais fumicultoras: a diversificação é uma alternativa?. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 8, n. 16 Ago., p. 266–279, 2013. DOI: 10.14393/RCT81622199. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/22199. Acesso em: 14 set. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Campo-Território
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.