Indicadores social-econômico e ambiental em assentamentos de reforma agrária no Cerrado goiano
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT81619593Palavras-chave:
Assentamentos rurais, Sustentabilidade, Agricultura familiar, Indicadores, Cerrado goianoResumo
A reforma agrária insere-se no processo de transformação rural como um vetor do desenvolvimento econômico, social, ambiental. Objetivou-se mensurar a sustentabilidade dos assentamentos beneficiados pelos projetos de reforma agrária pelas políticas de governo federal e estadual no Estado de Goiás considerando-se aspectos social-econômico, capital social e ambiental, com o intuito de contribuir para diagnosticar possíveis entraves que possam ser superados para a promoção do desenvolvimento rural sustentável. O espaço amostral do levantamento de dados foi realizado em três assentamentos de reforma agrária, em Mosquito, Buriti Queimado e Baratinha, localizados no Município de Goiás, Estado de Goiás, tendo como indicativo o ano de 2009. O indicador social-econômico em seus diversos aspectos demonstra problemas estruturais que resultam na baixa qualidade de vida dos trabalhadores rurais. O indicador capital social demonstra que os assentados participam da tomada de decisões, importante no processo de cidadania. O indicador ambiental é baixo em todos os assentamentos estudados necessitando de assistência técnica para fomentar o uso de técnicas conservacionistas a fim de garantir a proteção dos recursos naturais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
19-08-2013
Como Citar
LEITE JÚNIOR, C. B.; FERNANDES, E. P.; SOUZA, E. R. B. de; LEANDRO, W. M.; FRAZÃO, J. J. Indicadores social-econômico e ambiental em assentamentos de reforma agrária no Cerrado goiano . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 8, n. 16 Ago., p. 342–378, 2013. DOI: 10.14393/RCT81619593. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/19593. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Campo-Território
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.