O uso da terra na pequena propriedade rural - A contribuição de Leo Waibel

Autores

  • Virginia Elizabeta Etges Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT71417331

Palavras-chave:

colonização, uso da terra, paisagem cultural, Geografia Agrária

Resumo

Dentre os geógrafos alemães da primeira metade do século XX, destaca-se Leo Waibel, pelas suas importantes contribuições à Geografia, em especial à Geografia Agrária. Waibel iniciou suas pesquisas na Ãfrica, em 1911, época em que estava engajado no projeto imperialista do Estado alemão, tendo em vista a necessidade de matérias primas e de fontes de energia para a indústria, bem como a necessidade de alimentos para a população cada vez mais concentrada nas cidades. No período de 1946 a 1950 Waibel atuou como pesquisador no Brasil, a convite do Conselho Nacional de Geografia (CNG), ocupando-se principalmente com os temas colonização e uso da terra. O tema uso da terra adquire relevância nos trabalhos de Waibel na medida em que ele concluiu que o sucesso (ou insucesso) dos projetos de colonização no Brasil estavam diretamente relacionados ao tipo de uso da terra praticado pelos colonos, aspecto este que foi a principal característica das diferentes paisagens culturais identificadas pelo autor nas áreas de colonização européia no sul do Brasil. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Virginia Elizabeta Etges, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Doutora em Geografia, Professora do Curso de Geografia e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional na UNISC.

Downloads

Publicado

20-08-2012

Como Citar

ETGES, V. E. O uso da terra na pequena propriedade rural - A contribuição de Leo Waibel . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 7, n. 14 Ago., 2012. DOI: 10.14393/RCT71417331. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/17331. Acesso em: 15 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos