A produção coletiva do espaço no Assentamento Conquista da Liberdade como base para o desenvolvimento sustentável

Autores

  • Edinho Carlos Kunzler Universidade Federal de Santa Maria
  • Carmen Rejane Flores Wizniewsky Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT71313724

Palavras-chave:

Assentamentos, Agricultura familiar, Agroecologia, Cooperativismo, Desenvolvimento sustentável

Resumo

O modelo de desenvolvimento econômico pautado pela industrialização do campo teve graves consequências sociais, ambientais e econômicas. Buscando superar tais problemas e apontar um novo modelo produtivo que privilegie o desenvolvimento social e a preservação e manutenção dos recursos ambientais, a agroecologia e o cooperativismo constituem, no assentamento Conquista da Liberdade em Piratini/RS, um modelo alternativo ao hegemônico modelo industrial-financeiro. Na nova proposta, os agentes locais são os principais envolvidos no processo, uma vez que são os planejadores e orientadores de suas próprias ações. Essa condição traz benefícios não só para si, mas também para o meio ambiente do qual fazem parte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edinho Carlos Kunzler, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria e atualmente atuando como professor da área no ensino municipal.

Carmen Rejane Flores Wizniewsky, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), doutorado em Geografia Revalidação de Título no Exterior pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e doutorado em Geografia e Ciências do Território pela Universidade de Cordoba, Espanha (2001). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, desenvolvimento sustentável, movimenntos sociais, reforma agrária, educação rural e ensino de Geografia.

Downloads

Publicado

23-02-2012

Como Citar

KUNZLER, E. C.; WIZNIEWSKY, C. R. F. A produção coletiva do espaço no Assentamento Conquista da Liberdade como base para o desenvolvimento sustentável . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 7, n. 13 Fev., p. 267–290, 2012. DOI: 10.14393/RCT71313724. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/13724. Acesso em: 24 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos