A educação ambiental na recuperação e conservação de recursos naturais: a percepção de assentados rurais no Cerrado goiano

Autores

  • José Carlos Moreira de Souza Instituto Federal Goiano
  • Lenicio Gonçalves UFRRJ
  • Ana Maria Dantas Soares UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT61112115

Palavras-chave:

Educação ambiental, Assentamentos rurais, Conservação ambiental

Resumo

O presente trabalho foi realizado com os parceleiros do Assentamento Poções, localizado às margens do Rio das Almas no município de Rialma, Estado de Goiás. O objetivo consistiu em diagnosticar, analisar e compreender como os parceleiros interagem com o ambiente no seu cotidiano e implementar uma ação extensionista nessa realidade. O método utilizado foi a pesquisa qualitativa, através de revisão bibliográfica e levantamento de dados por meio da observação participante e aplicação de questionários a 46 proprietários de parcelas. Constatou-se que a maioria dos parceleiros entrevistados, embora inseridos num processo de uso e produção do espaço que não estão de acordo às práticas sustentáveis, demonstram o domínio de conceitos relacionados ao uso sustentável dos recursos naturais. A partir dessas percepções, buscou-se propor uma concepção de Educação Ambiental (EA) que vislumbre a necessidade de colocar em prática os conhecimentos construídos, principalmente no que se refere ao uso correto dos recursos naturais. As experiências vivenciadas junto ao Assentamento Poções mostraram o quanto é importante a valorização das percepções de uma dada comunidade a respeito do ambiente em que vive. A pesquisa desdobrou-se numa proposta de (EA) na perspectiva da recuperação e conservação dos recursos naturais, a ser adotada pelo Instituto Federal Goiano - Campus Ceres (IF Goiano) em atividades/projetos de extensão rural. Busca-se, através desse tipo de intervenção, garantir o uso racional dos recursos naturais do Assentamento e desenvolver uma nova perspectiva para a atuação da Instituição enquanto executora de políticas públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

02-03-2011

Como Citar

SOUZA, J. C. M. de; GONÇALVES, L.; SOARES, A. M. D. A educação ambiental na recuperação e conservação de recursos naturais: a percepção de assentados rurais no Cerrado goiano . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 6, n. 11 Fev., p. 312–337, 2011. DOI: 10.14393/RCT61112115. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/12115. Acesso em: 15 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos