A educação ambiental em meio às relações entre o rural e o urbano no entorno do Parque Estadual dos Três Picos, Teresópolis-RJ
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT61212112Palavras-chave:
Relações entre o rural e o urbano, Transformações Socioespaciais, Educação ambiental, Desenvolvimento local, Parque Estadual dos Três PicosResumo
A pesquisa foi realizada no município de Teresópolis-RJ, junto às comunidades de Canoas, Prata dos Aredes e Varginha, situadas no entorno do Parque Estadual dos Três Picos - PETP, maior unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente - Inea. O objetivo principal foi analisar, sob a perspectiva dos diferentes atores locais, as transformações socioculturais e espaciais que ocorrem na localidade a partir da chegada dos moradores de origem urbana, confrontando as diferentes visões de mundo e explicitando os desafios colocados ao trabalho de educação ambiental junto a essas comunidades. O estudo das interações entre as pessoas de origem rural e urbana deixa clara a importância da educação ambiental, operada pela via dialógica, para a superação das diferenças e para a viabilização de um modelo de desenvolvimento local que atenda às necessidades da população local e aos objetivos de conservação dos recursos naturais propostos pelo PETP. Para a realização da pesquisa, foi adotada uma abordagem qualitativa e utilizados métodos da observação participante, entrevistas não estruturadas e semi-estruturadas, buscando ressaltar nos depoimentos dos diferentes moradores suas percepções acerca das transformações no espaço rural observadas nas últimas décadas, bem como do papel das instituições locais na promoção do desenvolvimento socioambiental das comunidades estudadas.Downloads
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Publicado
09-08-2011
Como Citar
DOMINGUES, G. de M.; PINTO, V. P. dos S. A educação ambiental em meio às relações entre o rural e o urbano no entorno do Parque Estadual dos Três Picos, Teresópolis-RJ . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 6, n. 12 Ago., p. 317–352, 2011. DOI: 10.14393/RCT61212112. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/12112. Acesso em: 26 dez. 2024.
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