A territorialização camponesa no assentamento 24 de Novembro – Capão do Leão – RS

Autores

  • Veridiana Soares Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Giancarla Salamoni Universidade Federal de Pelotas - UFPel

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT61112023

Palavras-chave:

Território, Territorialiades, Assentamento, Agricultura familiar camponesa, Reforma agrária

Resumo

Este artigo parte de um estudo de caso realizado no assentamento 24 de Novembro, localizado no município do Capão do Leão - RS. Observamos que o processo de territorialização camponesa na Fazenda da Palma, área pertencente à Universidade Federal de Pelotas, a partir da instalação do assentamento de reforma agrária produziu uma diversidade de formas de uso e apropriação do território, identificadas pelas múltiplas estratégias produtivas e pelas diferentes manifestações de sociabilidade encontradas entre os assentados. À luz dos pressupostos teóricos sobre o conceito de território e das relações socioespaciais manifestadas no mesmo, no contexto de luta pela terra, é que se propõe identificar as territorialidades impressas no espaço geográfico, as quais representam as interrelações entre a sociedade e a natureza na constituição do projeto camponês, ou seja, trabalhar para si, com os seus, no que lhes pertence.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Veridiana Soares Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas. Aluna do curso de pós-graduação em Geografia (Mestrado) da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Membro do grupo de pesquisas/CNPq Estudos Agrários e Ambientais . Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária, trabalhando principalmente nos temas: território, lugar, reforma agrária, agricultura familiar e agroecologia.

Giancarla Salamoni, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Graduação em Geógrafo Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), especialização em Desenvolvimento Rural pela Universidade Estadual Paulista- UNESP - Rio Claro, (1988), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Rio Claro (1992) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Rio Claro (2000). Atualmente é professora Associada I da Universidade Federal de Pelotas, onde atua nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Geografia e na pós-graduação em Geografia - Especialização.

Downloads

Publicado

02-03-2011

Como Citar

RIBEIRO, V. S.; SALAMONI, G. A territorialização camponesa no assentamento 24 de Novembro – Capão do Leão – RS. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 6, n. 11 Fev., p. 194–217, 2011. DOI: 10.14393/RCT61112023. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/12023. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos