Associativismo rural: avanços e retrocessos no desenvolvimento socioespacial na Comunidade de Guamirim - Irati/PR

Autores

  • Almir Nabozny UFRGS
  • Danilo Rodrigues UNICENTRO - Campus de Irati/PR

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT61212004

Palavras-chave:

Associativismo Rural, Agricultura Camponesa, Desenvolvimento Socioespacial, Comunidade de Guamirim

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o processo associativo e possíveis influências no desenvolvimento socioespacial no Distrito Rural de Guamirim, município de Irati - PR. Partindo do desígnio que essas organizações desempenham um papel importante para a viabilidade das pequenas propriedades rurais. Desta forma elegemos como escala de análise a Comunidade de Guamirim, a fim de evidenciar esse processo dentro de uma ótica da nova realidade da agricultura brasileira. Para tal, foram necessários levantamentos bibliográficos referentes ao tema, a fim de demonstrar o papel do associativismo como fomentador de desenvolvimento rural, juntamente com o trabalho de campo, coletando informações através de entrevistas com os agricultores associados e não associados, e seus respectivos representantes vinculados a associação comunitária daquela localidade. Donde evidenciamos que o processo associativo daquela comunidade encontra-se refreado, devido a inúmeros fatores, dentro os quais estão o fim de programas do Governo Estadual, a falta de apoio dos órgãos municipais, e a ação de empresas fumageiras no processo produtivo local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Almir Nabozny, UFRGS

Bacharel (CREA: PR-94985/D) e Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2005). Mestre em Gestão do Território pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Danilo Rodrigues, UNICENTRO - Campus de Irati/PR

Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) - Campus Universitário de Irati - PR. Atualmente atua como bolsita em ONG's na assesoria técnica de comunidades camponesas em municípios próximos a cidade de Irati no Estado do Paraná.

Downloads

Publicado

09-08-2011

Como Citar

NABOZNY, A.; RODRIGUES, D. Associativismo rural: avanços e retrocessos no desenvolvimento socioespacial na Comunidade de Guamirim - Irati/PR . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 6, n. 12 Ago., p. 264–286, 2011. DOI: 10.14393/RCT61212004. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/12004. Acesso em: 20 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos