Associativismo rural: avanços e retrocessos no desenvolvimento socioespacial na Comunidade de Guamirim - Irati/PR
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT61212004Palavras-chave:
Associativismo Rural, Agricultura Camponesa, Desenvolvimento Socioespacial, Comunidade de GuamirimResumo
Este trabalho tem como objetivo analisar o processo associativo e possíveis influências no desenvolvimento socioespacial no Distrito Rural de Guamirim, município de Irati - PR. Partindo do desígnio que essas organizações desempenham um papel importante para a viabilidade das pequenas propriedades rurais. Desta forma elegemos como escala de análise a Comunidade de Guamirim, a fim de evidenciar esse processo dentro de uma ótica da nova realidade da agricultura brasileira. Para tal, foram necessários levantamentos bibliográficos referentes ao tema, a fim de demonstrar o papel do associativismo como fomentador de desenvolvimento rural, juntamente com o trabalho de campo, coletando informações através de entrevistas com os agricultores associados e não associados, e seus respectivos representantes vinculados a associação comunitária daquela localidade. Donde evidenciamos que o processo associativo daquela comunidade encontra-se refreado, devido a inúmeros fatores, dentro os quais estão o fim de programas do Governo Estadual, a falta de apoio dos órgãos municipais, e a ação de empresas fumageiras no processo produtivo local.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
09-08-2011
Como Citar
NABOZNY, A.; RODRIGUES, D. Associativismo rural: avanços e retrocessos no desenvolvimento socioespacial na Comunidade de Guamirim - Irati/PR . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 6, n. 12 Ago., p. 264–286, 2011. DOI: 10.14393/RCT61212004. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/12004. Acesso em: 13 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Campo-Território
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.