A dinâmica territorial do agronegócio canavieiro e o zoneamento agroecológico da cana-de-açúcar: notas para um debate

Autores

  • Marcos Antonio de Souza Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT51011965

Palavras-chave:

agronegócio sucroalcooleiro, zoneamento agroecológico, renda da terra, impactos socioambientais, disputas territoriais.

Resumo

Partindo-se da premissa de que a crescente expansão do agronegócio sucroalcooleiro após a década de 1970 provocou uma série de impactos socioambientais no espaço agrário brasileiro, a perspectiva de uma expansão ainda maior pela atual conjuntura nacional e internacional aponta para um proporcional intensificação desses impactos. Assim, na medida em que o agronegócio canavieiro se expande pelo país, ocorreria um aumento proporcional da concentração fundiária, das disputas territoriais com a produção agroalimentária, além da superexploração da força de trabalho empregada nos canaviais. Portanto, o governo brasileiro engendrou em 2009 o Zoneamento Agroecológico da Cana-de-Açúcar, cujo objetivo seria ordenar a produção canavieira no território brasileiro, de modo a se converter em um instrumento capaz de demonstrar a opinião pública nacional e internacional a pretensa sustentabilidade do agronegócio sucroalcooleiro nacional. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é analisar o zoneamento implementado pelo governo federal sob a ótica da lógica de localização geográfica do agronegócio sucroalcooleiro, orientada pelo auferimento da renda da terra, demonstrando que esta política de ordenamento territorial não conseguirá mitigar os impactos socioambientais inerentes a produção desses agrocombustível sob os moldes do agronegócio.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcos Antonio de Souza, Universidade Estadual de Londrina

    Graduado em Geografia (Licenciatura- 2007, e Bacharelado - 2008) pela Universidade Estadual de Londrina, atualmente é aluno do Programa de mestrado em Geografia "Dinamica Espaço Ambiental" da UEL, onde pesquisa os impactos da territorialização do agronegócio sucroalcooleiro no norte do Paraná.

Downloads

Publicado

08.09.2010

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SOUZA, Marcos Antonio de. A dinâmica territorial do agronegócio canavieiro e o zoneamento agroecológico da cana-de-açúcar: notas para um debate . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 5, n. 10 Ago., p. 148–167, 2010. DOI: 10.14393/RCT51011965. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/11965. Acesso em: 9 jul. 2025.