O Estado e o mercado na regulação da pesquisa agrícola no território brasileiro: notas sobre a atividade sojicultora
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT4811920Palavras-chave:
Estado e mercado, Uso do território, Círculo de Cooperação, Soja, BiotecnologiaResumo
O objetivo deste artigo é analisar a forma de organização e regulação das atividades de pesquisa científica para a agricultura no território brasileiro. Avalia-se as transformações ocorridas no papel do Estado e do mercado na promoção da pesquisa agrícola, destacando-se o poder de comando destes entes sobre a evolução das bases técnico-científicas de produção introduzidas no campo moderno. Toma-se como exemplo a moderna atividade sojicultora e analisa-se, especialmente, as novas hierarquias estabelecidas no interior do círculo de cooperação de pesquisa científica, fruto do atual processo de mercantilização das pesquisas biotecnológicas no Brasil.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
09-09-2009
Como Citar
NASCIMENTO JUNIOR, F. C. O Estado e o mercado na regulação da pesquisa agrícola no território brasileiro: notas sobre a atividade sojicultora. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 4, n. 8 Ago., p. 148–179, 2009. DOI: 10.14393/RCT4811920. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/11920. Acesso em: 12 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Campo-Território
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.