O Estado e o mercado na regulação da pesquisa agrícola no território brasileiro: notas sobre a atividade sojicultora
DOI :
https://doi.org/10.14393/RCT4811920Mots-clés :
Estado e mercado, Uso do território, Círculo de Cooperação, Soja, BiotecnologiaRésumé
O objetivo deste artigo é analisar a forma de organização e regulação das atividades de pesquisa científica para a agricultura no território brasileiro. Avalia-se as transformações ocorridas no papel do Estado e do mercado na promoção da pesquisa agrícola, destacando-se o poder de comando destes entes sobre a evolução das bases técnico-científicas de produção introduzidas no campo moderno. Toma-se como exemplo a moderna atividade sojicultora e analisa-se, especialmente, as novas hierarquias estabelecidas no interior do círculo de cooperação de pesquisa científica, fruto do atual processo de mercantilização das pesquisas biotecnológicas no Brasil.Téléchargements
Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.
Téléchargements
Publié
2009-09-09
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
© Revista Campo-Território 2022

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Comment citer
NASCIMENTO JUNIOR, Francisco C. O Estado e o mercado na regulação da pesquisa agrícola no território brasileiro: notas sobre a atividade sojicultora. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 4, n. 8 Ago., p. 148–179, 2009. DOI: 10.14393/RCT4811920. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/11920. Acesso em: 17 déc. 2025.






















