Reforma agrária: a realidade de um assentamento rural
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT4811907Palavras-chave:
Reforma agrária, Desenvolvimento rural, Indicadores de sustentabilidade, Assentamento ruralResumo
A reforma agrária reassumiu uma posição de destaque na política nacional tornando-se um vetor de promoção do desenvolvimento sustentável no meio rural. No entanto, lançam-se os desafios de como mensurar os alcances das propostas embutidas na atual política de reforma agrária, bem como suas repercussões. Com o intuito de contribuir para sanar essas questões, fez-se um estudo de caso do Assentamento Vale do Araguaia - Goiás, visando registrar a realidade vivenciada pelas famílias assentadas, as novas oportunidades que se abriram após o acesso a terra e os desafios a serem superados. O desenvolvimento do estudo se deu com base em indicadores de sustentabilidade, sendo enfocados os aspectos social, econômico e ambiental. A pesquisa contemplou três etapas: uma reunião em grupo; um diagnóstico rápido participativo e, por ultimo, a aplicação de questionários, que abrangeram 94% de famílias. Os indicadores apontam sérios problemas estruturais no assentamento, estes contribuem para uma considerável redução na qualidade de vida das famílias, tais como dificuldade de locomoção; condições de precárias de habitação e saneamento, dificuldades para a reprodução social das famílias, problemas ambientais, dentre outros. Apesar da precariedade dos processos de reprodução sociais observados, acredita-se que, lentamente, o assentamento venha a contribuir para melhoria na qualidade de vida da comunidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
09-09-2009
Como Citar
CARVALHO, S. P. de; FERREIRA, G. A.; MARIN, J. O. B.; VARGAS, F.; BELO, A. F. C. F.; MENDONÇA, D. de C. Reforma agrária: a realidade de um assentamento rural . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 4, n. 8 Ago., p. 67–97, 2009. DOI: 10.14393/RCT4811907. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/11907. Acesso em: 12 out. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Campo-Território
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.