Apontamentos de uma experiência com o ensino de Geografia em áreas de assentamento rural, no Acre
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT4711903Palavras-chave:
Paradigmas, Geografia, Ensino, Campo/floresta, Realidade, AmazôniaResumo
O presente trabalho é resultado de dois anos de experiência em pesquisa e extensão em áreas de assentamentos Agroflorestais no Acre. Apresentamos uma contextualização da realidade encontrada nestes assentamentos; situamos esta, no âmbito das condições vivenciais da Amazônia e, a partir daí estabelecemos crítica a base do conteúdo formulado externo ao espaço rural e também distante da realidade regional. Neste sentido, considerando que a Amazônia-acreana se caracteriza por certos processos específicos da sua produção do espaço, vemos que aqui a realidade agrária é complexa sendo que a condição de pertencimento também expressa a dimensão territorial da floresta tal qual a de campo. São lócus de vida ligado a terra como meio fundamental de produção, mas que se especifica perante o uso do espaço estabelecido. Propomos um ensino que busque o conteúdo geográfico presente nesta realidade como forma conhecer o campo e a floresta, perante a (s) realidade (s) socioespacial (is) diversa (s) da Amazônia. Isto numa lógica de romper com o paradigma do ensino feito na cidade para o campo (ensino no campo), por um ensino do campo.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
28.01.2009
Edição
Seção
Relato de experiência
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Campo-Território

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Como Citar
SILVA, Silvio Simione da; SILVA, Elverenice Vieira da. Apontamentos de uma experiência com o ensino de Geografia em áreas de assentamento rural, no Acre . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 4, n. 7 Fev., p. 230–236, 2009. DOI: 10.14393/RCT4711903. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/11903. Acesso em: 15 dez. 2025.






















