Pequena produção/pequena pecuária: uma abordagem sistêmica

Autores

  • Maria Betânia Moreira Amador Universidade de Pernambuco (UPE)

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT4711897

Palavras-chave:

Pequena produção, Pequena pecuária, Perspectiva sistêmica, Agroecologia, Jean Tricart, Geografia Agrária

Resumo

Refletir sobre a predominância de uma determinada atividade no campo, principalmente na atualidade, reveste-se de suma importância pelo fato da necessidade de conceituar ou usar certos conceitos consagrados pela literatura agrária em vigor e que, muitas vezes esbarram em contradições ou falta de concatenação com o real observado bem como com métodos outros que não os tradicionais. Evidencia-se o método sistêmico nesse trabalho pelo fato de se ter usado a perspectiva sistêmica respaldada pela "metodologia adaptada de Tricart" na obtenção de parâmetros no âmbito da Geografia Física e, pela metodologia agroecológica na obtenção de dados no contexto da Geografia Humana tentando-se, assim, realizar um estudo integrado, tendo-se como pano de fundo o cenário agrário, o qual está inserido na Geografia Agrária. Essas metodologias, com seus corpos teóricos coadunantes e complexos fundem-se, ou procuram fazê-lo, tentando restabelecer uma visão, antes existente na Geografia, do todo harmônico detectado através de suas partes que, mesmo elas só adquirem coesão quando vistas retroalimentando-se evidenciando assim, um ciclo em constante dinamicidade, às vezes positivas e, às vezes negativas, porém sempre fornecendo novos formatos, novas estruturas e funcionamento ao sistema agrário, este tão repleto de história e de política, além de todo um arcabouço de ordem biológica, filosófica, técnica entre outros. Em verdade, este artigo procura fazer uma revisão de literatura no intuito de enquadrar alguns conceitos necessários ao ato reflexivo sob a égide agrária voltada para a realidade dos municípios que serviram de palco para a pesquisa de tese recentemente desenvolvida. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Betânia Moreira Amador, Universidade de Pernambuco (UPE)

Engenheira Florestal (UFRPE, 1986) Especialista em Silvicultura (UFRPE, 1995) Mestre em Geografia (UFPE, 1994) Doutora em Geografia (UFPE, 2008) Professora e Pesquisadora da Faculdade de Ciência, Educação e Tecnologia de Garanhuns (FACETEG) da Universidade de Pernambuco (UPE).

Downloads

Publicado

28-01-2009

Como Citar

AMADOR, M. B. M. Pequena produção/pequena pecuária: uma abordagem sistêmica. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 4, n. 7 Fev., p. 167–184, 2009. DOI: 10.14393/RCT4711897. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/11897. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos