Relação cidade-campo: desafios e perspectivas
DOI :
https://doi.org/10.14393/RCT4711894Mots-clés :
Cidade, Campo, Urbano, Rural, Relação cidade-campoRésumé
O objetivo deste artigo é mostrar a complexidade que os estudiosos da relação cidade-campo precisam enfrentar na realização de suas pesquisas. Assim, foi feito um levantamento dos principais autores que abordam essa temática, mostrando as diferentes linhas de abordagem. Buscamos demonstrar também que a contraposição urbano-rural vai muito além da diferenciação entre cidade e campo e que esses espaços não podem ser identificados como dicotômicos, já que a modernização da sociedade engendrou profundas transformações em ambos, estreitando e intensificando as relações estabelecidas entre eles. Nesse sentido, ressaltamos a necessidade de que o urbano e o rural precisam ser encarados como espacialidades interdependentes e complementares, as quais se mesclam, formando um híbrido que complexifica ainda mais a análise.Téléchargements
Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.
Téléchargements
Publié
2009-01-28
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
© Revista Campo-Território 2022

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Comment citer
ARAÚJO, Flávia Aparecida Vieira de; SOARES, Beatriz Ribeiro. Relação cidade-campo: desafios e perspectivas . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 4, n. 7 Fev., p. 201–229, 2009. DOI: 10.14393/RCT4711894. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/11894. Acesso em: 17 déc. 2025.






















