As transformações e contradições no campo brasileiro: avanço e reprodução do capital no Mato Grosso do Sul

Autores

  • Thaine Regina Backes Universidade Federal da Grande Dourados-MS

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT3611861

Palavras-chave:

Campo, Campesinato, Capital, Mato Grosso do Sul, Transformação

Resumo

Este texto busca compreender as transformações no campo a partir do modo de produção capitalista, em que a constituição dos latifúndios e dos grandes empreendimentos se realiza, como por exemplo, com a adentrada da cana-de-açúcar na agricultura brasileira, e que de modo especial, nos debruçamos em analisar a partir do recorte territorial do estado de Mato Grosso do Sul. Desse modo, o próprio capital cria e re-cria formas contraditórias de (re)produção. Formas que materializam contradições: de um lado a expansão capitalista avança e deixa o campo cada vez mais carregado de capital e menos de pessoas; por outro lado, o campesinato (mesmo que muitas vezes expulso a força) retoma sua luta pela sobrevivência na terra, demonstra, portanto que a luta pela terra é a demonstração de força, pela sobrevivência de uma classe trabalhadora do campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaine Regina Backes, Universidade Federal da Grande Dourados-MS

Mestranda do programa de pós-graduação da Universidade Federal da Grande Dourados, atualmente bolsista CAPES - 2008-2009. Atuou como professora substituta na Universidade Federal da Grande Dourados, nas disciplinas de Produção do espaço Geografico, Teorias e Métodos da Geografia e Agricultura e Meio Ambiente, 2007. Possui graduação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Downloads

Publicado

04-08-2008

Como Citar

BACKES, T. R. As transformações e contradições no campo brasileiro: avanço e reprodução do capital no Mato Grosso do Sul . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 3, n. 6 Ago., p. 156–171, 2008. DOI: 10.14393/RCT3611861. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/11861. Acesso em: 15 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos