A atividade canavieira na pequena propriedade do povoado Boa Vista no município de Capela/SE

Autores

  • Antonio Eduardo Prado Ribeiro Júnior Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT3511833

Palavras-chave:

Pequeno agricultor, Atividade canavieira, Subordinação

Resumo

A pequena propriedade agrícola está sofrendo várias alterações que fazem com que o camponês busque novas alternativas de sobrevivência. Uma delas é a substituição dos cultivos de subsistências pela atividade canavieira. A situação está ocorrendo nos últimos anos no povoado Boa Vista, no município de Capela-SE. Esta substituição é relativa, pois os pequenos agricultores não conseguiriam sobreviver apenas com a cana, mesmo que seja a opção encontrada. No processo de cultivo de cana, o pequeno agricultor se vê quase que obrigado a obter empréstimos em bancos para que possa cultivá-la. A cana por si só não gera capital, pois deve ser processada, ou seja, beneficiada pela indústria. Muitas vezes, o usineiro não dispõe de quantidade suficiente de cana para a produção da usina, então é necessária a compra de cana dos chamados lavradores (pequenos agricultores) que produzem na própria terra ou em terras arrendadas. Neste contexto, o pequeno agricultor torna-se subordinado às decisões da usina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Eduardo Prado Ribeiro Júnior, Universidade Federal de Sergipe

Licenciado em Geografia - Universidade Tiradentes Aracaju-Sergipe. Mestrando em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA/UFSE

Downloads

Publicado

07-02-2008

Como Citar

RIBEIRO JÚNIOR, A. E. P. A atividade canavieira na pequena propriedade do povoado Boa Vista no município de Capela/SE . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 3, n. 5 Fev., p. 38–62, 2008. DOI: 10.14393/RCT3511833. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/11833. Acesso em: 23 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos