PINTURA HISTÓRICA, PAISAGENS E MEMÓRIAS NA CIDADE DE CAMETÁ, PARÁ
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2610878412Palavras-chave:
Pintura histórica, Produção do espaço, Geografia do patrimônio, CametáResumo
O presente trabalho enfatiza a importância da pintura histórica e documental de paisagem para a cidade de Cametá (PA), partindo da necessidade de se trabalhar práticas alternativas de educação, de promoção e de valorização patrimonial por meio de telas, elencando a história contida no patrimônio pictórico representado nos pintores e nos sujeitos que dele fizeram parte. Nessa perspectiva, tem-se como objetivo geral analisar a produção espacial da cidade de Cametá a partir da pintura histórica e documental de paisagem. A metodologia utilizada incluiu análises bibliográfica e documental, além de trabalho de campo referentes à pintura histórica e de paisagem e às formações territoriais da Amazônia e de Cametá, bem como a apreciação de telas, buscando revelar os desdobramentos da memória e da história de Cametá. Como resultado, verificou-se que as telas estão atreladas aos contextos da formação socioespacial local, representando os patrimônios material e imaterial da cidade, o que oportuniza à sociedade em geral conhecer sua historiografia, bem como compreender as transformações contemporâneas no espaço, possibilitando o trabalho com a Educação Patrimonial.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Valbeci Alves Cabral, Maria Goretti da Costa Tavares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.





