ARBORIZAÇÃO URBANA E SAÚDE ACADÊMICA: UMA PROPOSTA ECOSSUSTENTÁVEL BASEADA NA BIODIVERSIDADE REGIONAL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2610778126Palabras clave:
Planejamento paisagístico, Biodiversidade urbana, Saúde AmbientalResumen
O estudo propõe uma abordagem ecossustentável para a arborização do campus da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), considerando a biodiversidade regional e os impactos da vegetação na saúde e no bem-estar. A pesquisa quantificou a cobertura vegetal atual e evidenciou que a área verde por habitante (3,15 m²) está significativamente abaixo dos 9 m² recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Por meio de ferramentas de geoprocessamento e de levantamentos de campo, foi proposta a substituição gradual de espécies exóticas por nativas de valor ornamental e ecológico, com o objetivo de melhorar a qualidade ambiental e de promover serviços ecossistêmicos. A proposta inclui o aproveitamento estratégico de áreas subutilizadas, como estacionamentos, para ampliar a vegetação e contribuir para o conforto térmico, o aumento da biodiversidade, a permeabilidade do solo e a mitigação de ilhas de calor. A arborização planejada no ambiente universitário é apresentada como um modelo replicável de gestão urbana sustentável, reforçando o papel das instituições de ensino como espaços exemplares de transformação socioambiental.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Ariadne Watywarawan, José Gustavo Santos da Silva, Gabriel da Silva Souza, Vanilde Citadini-Zanette, Patrícia de Aguiar Amaral

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.




