ARBORIZAÇÃO URBANA E SAÚDE ACADÊMICA: UMA PROPOSTA ECOSSUSTENTÁVEL BASEADA NA BIODIVERSIDADE REGIONAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2610778126

Palabras clave:

Planejamento paisagístico, Biodiversidade urbana, Saúde Ambiental

Resumen

O estudo propõe uma abordagem ecossustentável para a arborização do campus da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), considerando a biodiversidade regional e os impactos da vegetação na saúde e no bem-estar. A pesquisa quantificou a cobertura vegetal atual e evidenciou que a área verde por habitante (3,15 m²) está significativamente abaixo dos 9 m² recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Por meio de ferramentas de geoprocessamento e de levantamentos de campo, foi proposta a substituição gradual de espécies exóticas por nativas de valor ornamental e ecológico, com o objetivo de melhorar a qualidade ambiental e de promover serviços ecossistêmicos. A proposta inclui o aproveitamento estratégico de áreas subutilizadas, como estacionamentos, para ampliar a vegetação e contribuir para o conforto térmico, o aumento da biodiversidade, a permeabilidade do solo e a mitigação de ilhas de calor. A arborização planejada no ambiente universitário é apresentada como um modelo replicável de gestão urbana sustentável, reforçando o papel das instituições de ensino como espaços exemplares de transformação socioambiental.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Ariadne Watywarawan, Universidade do Extremo Sul Catarinense

    Bacharel em Ciências Biológicas. Mestrado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais - UNESC (Bolsista CAPES). Possui experiência em Zoologia de Invertebrados, com ênfase em bentos marinhos e ecologia de costões rochosos. Atuou também com fauna urbana de lepidópteros, invertebrados bentônicos e ecologia de paisagem em áreas de mineração de carvão.

  • José Gustavo Santos da Silva, Universidade do Extremo Sul Catarinense

    Doutorando em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Extremo Sul Catarinense (PPGCA/UNESC), com período de intercâmbio sanduíche (PDSE) no departamento de Geologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD - Portugal), em colaboração com a Cátedra UNESCO de Geoparques, Desenvolvimento Regional Sustentado e Estilos de Vida Saudáveis. Mestre em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Extremo Sul Catarinense (PPGCA/UNESC). Graduado em Geografia (licenciatura) pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). É professor III (Geografia) efetivo da Secretária Municipal de Educação de Criciúma. É integrante do Laboratório de Planejamento e Gestão Territorial - LabPGT e pesquisador associado ao Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schimitz - LAPIS e ao Grupo de Pesquisa em Arqueologia e Gestão Integrada do Território. Atua como pesquisador com interesse nas áreas de geoprocessamento, sistemas de informação geográfica, sensoriamento remoto, gestão territorial e turismo. Vem atuando principalmente nos seguintes temas: Análise de cobertura e uso da terra, planejamento territorial em bacias hidrográficas, geografia escolar, turismo sustentável, geoturismo em territórios de Geoparques.

  • Gabriel da Silva Souza, Universidade do Extremo Sul Catarinense

    Doutorando e mestre em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA/UNESC), graduado em Engenharia de Agrimensura pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) e especialista em Drenagem Aplicada a Infraestrutura pela Faculdade FOCUS. Possui experiência na área de Engenharia e Geoprocessamento, atuando principalmente nos seguintes temas: SIG (Sistema de informação geográfica), Cadastro, Cartografia, Topografia, Geodésia, Hidráulica, Hidrologia, Projetos de Rodovia e Drenagem.

  • Vanilde Citadini-Zanette, Universidade do Extremo Sul Catarinense

    Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais da Universidade Federal de São Carlos (1995) e Estágio Pós-Doutoral com ênfase em Produtos Florestais não Madeireiros na Royal Roads University, Victoria, Canadá (2005). Mestrado em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979). Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (1973). Exerceu atividades de docência na Graduação dos Cursos de Ciências Biológicas e Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1976-1981). Trabalhou como Técnico em Controle Ambiental na Fundação do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (FATMA), hoje IMA -Instituto do Meio Ambiente (1981-1999). Participou como docente no Programa de Pós-Graduação em Botânica (Mestrado), como docente colaborador (2000-2006). Atualmente é professora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), com atuação nos Cursos de Graduação em Ciências Biológicas e Farmácia; Docente titular no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais - PPGCA (Mestrado e Doutorado) da UNESC,tendo atuado também na Gestão como Coordenadora do PPG (2001-2005). Foi curadora do Herbário Pe. Dr. Raulino Reitz (acrônimo CRI) da UNESC) (1997-2005).Tem experiência na área de Botânica, exercendo atividades de ensino, pesquisa e de extensão, com ênfase principalmente nos seguintes temas: Taxonomia, Florística e Fitossociologia de Florestas, Recuperação de Áreas Degradadas e Etnobotânica (Plantas Medicinais).

  • Patrícia de Aguiar Amaral, Universidade do Extremo Sul Catarinense

    Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) e do curso de de Farmácia/UNESC. (2008) Doutorado realizado em co-tutela, Brasil e França, acordo CAPES-COFECUB 418/03, PPGCF/UFRGS e a Faculté de Pharmacie, Université de Rennes1, França. (2003) Mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. (2003-2005). (2000) Graduação em farmácia pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI/SC). (2020) Pós-doutorado na Université de Rennes1 - Projeto Síntese de novo peptidomimético com atividade antimicrobiana e antibiofilme (COFECUB - Edital n 16/2015) - (2013) Pós-doutorado na Université de Rennes1/França - síntese de moléculas com atividade antitumoral - projeto na área de química medicinal. (2012) Colaboração em pesquisa com a Université de Rennes1/França e o Instituto Pasteur/UNESC - projeto síntese de moléculas para inibição da TcPRAC enzima envolvida na doença de Chagas (Paris). Atua nas áreas de Química Medicinal e Plantas Medicinais. Na graduação leciona as disciplinas de Farmacognosia e Química Farmacêutica e no PPGCA leciona a disciplina de Meio Ambiente e Saúde. Foi Coordenadora de Pesquisa da área de Humanidades, Ciência e Educação (UNAHCE/2014-2015). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (2015-2018) (2018-2022) e Diretora de Pesquisa Pós-Graduação da Unesc/SC (2021-2022). Atualmente Coordenadora da Farmácia Escola (CEAF/SUS).

Publicado

2025-10-14

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

WATYWARAWAN, Ariadne; SILVA, José Gustavo Santos da; SOUZA, Gabriel da Silva; CITADINI-ZANETTE, Vanilde; AMARAL, Patrícia de Aguiar. ARBORIZAÇÃO URBANA E SAÚDE ACADÊMICA: UMA PROPOSTA ECOSSUSTENTÁVEL BASEADA NA BIODIVERSIDADE REGIONAL. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 26, n. 107, p. 212–225, 2025. DOI: 10.14393/RCG2610778126. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/78126. Acesso em: 5 dec. 2025.