ANÁLISE DA PRECIPITAÇÃO EXTREMA DIÁRIA EM RONDÔNIA: APLICAÇÃO DE ÍNDICES E TENDÊNCIAS NA SÉRIE HISTÓRICA 1980-2020
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2610677399Palavras-chave:
Mudança climática, Precipitação, Impactos regionais, Gestão hídricaResumo
Este estudo analisa as tendências das precipitações diárias no estado de Rondônia ao longo de 40 anos (1980-2020) utilizando índices climáticos. Foram analisados os totais anuais de precipitação (PRCPTOT), máximos diários (RX1-dia), máximos acumulados em 5 dias (RX5-dias), dias consecutivos secos (CDD) e úmidos (CWD), e dias chuvosos com precipitação acima de um determinado limiar (Rnn). Os resultados indicam uma diminuição das precipitações normais no Norte e Sul do estado, enquanto no Centro-Oeste e Centro-Leste, as precipitações normais apresentam um aumento. As chuvas extremas, acima de 45mm, mostram um aumento de 30% em algumas localidades, enquanto as chuvas intensas (≤36mm) permanecem dentro dos padrões normais. A análise espacial revela que a região centro-norte de Rondônia experimenta uma redução dos eventos extremos, sugerindo um impacto das mudanças climáticas sobre o clima equatorial brasileiro. Compreender essas dinâmicas é fundamental para o planejamento e gestão de recursos hídricos e políticas públicas, visando a mitigação dos impactos climáticos na população rondoniense.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rodrigo Martins Moreira, Bruno César dos Santos, Rafael Grecco Sanches, Paulo Henrique de Souza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.





