ANÁLISE DA PRECIPITAÇÃO EXTREMA DIÁRIA EM RONDÔNIA: APLICAÇÃO DE ÍNDICES E TENDÊNCIAS NA SÉRIE HISTÓRICA 1980-2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2610677399

Palavras-chave:

Mudança climática, Precipitação, Impactos regionais, Gestão hídrica

Resumo

Este estudo analisa as tendências das precipitações diárias no estado de Rondônia ao longo de 40 anos (1980-2020) utilizando índices climáticos. Foram analisados os totais anuais de precipitação (PRCPTOT), máximos diários (RX1-dia), máximos acumulados em 5 dias (RX5-dias), dias consecutivos secos (CDD) e úmidos (CWD), e dias chuvosos com precipitação acima de um determinado limiar (Rnn). Os resultados indicam uma diminuição das precipitações normais no Norte e Sul do estado, enquanto no Centro-Oeste e Centro-Leste, as precipitações normais apresentam um aumento. As chuvas extremas, acima de 45mm, mostram um aumento de 30% em algumas localidades, enquanto as chuvas intensas (≤36mm) permanecem dentro dos padrões normais. A análise espacial revela que a região centro-norte de Rondônia experimenta uma redução dos eventos extremos, sugerindo um impacto das mudanças climáticas sobre o clima equatorial brasileiro. Compreender essas dinâmicas é fundamental para o planejamento e gestão de recursos hídricos e políticas públicas, visando a mitigação dos impactos climáticos na população rondoniense.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rodrigo Martins Moreira, Universidade Federal de Rondônia

    Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Rondônia - Campus de Ji-Paraná, fomentando o ensino público de qualidade e popularização da ciência. Coordenador do Laboratório de Geomática e Estatística (LABGET - UNIR) e líder do Grupo de Pesquisa em Engenharia Ambiental (GPEA-UNIR). Sou um cientista de dados que transforma produtos de sensoriamento remoto multissensores (ópticos e radar) e dados censitários em informações espaciais para responder a problemas ambientais complexos relacionados às ciências do clima, fragmentação florestal, recursos hídricos e saúde pública. Pós-Doutorado na San Diego State University - EUA (2023). Pós-Doutorado em Recursos Naturais - UFMS (2020). Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental - EESC/USP (2017) com período sanduíche na University of Michigan - EUA. Mestre em Ciências Agrárias (2014), Sanitarista Ambiental (2011) e Gestor Ambiental (2013) pelo IFGoiano - Campus Rio Verde. Domínio sobre Google Earth Engine, R e Python para análises de dados espaciais.

  • Bruno César dos Santos, Universidade Federal de São Carlos

    Graduação em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Alfenas-MG (UNIFAL-MG). Mestre e Doutor em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorado em andamento no Departamento de Ciências Ambientais (DCAm) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Realizo pesquisas nas áreas de Climatologia e Geotecnologias aplicadas ao meio ambiente. Tenho experiência como professor na área de educação em Geografia nos níveis fundamental, médio e superior.

  • Rafael Grecco Sanches, Universidade de São Paulo

    Possui graduação em Geografia pela Universidade Sagrado Coração, Bauru/SP, Mestrado e Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP) na área de Climatologia Aplicada e pós-graduação em nível de especialização em gestão ambiental pela Unesp, Bauru/SP. Estagiou no ano de 2009 no Projeto de Recuperação de Matas Ciliares do Estado de São Paulo, projeto demonstrativo da cidade de Jaú/SP.

  • Paulo Henrique de Souza, Universidade Federal de Alfenas
    Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em Engenharia Civil - Hidraulica pela Universidade de São Paulo (1998), doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (2005) e pós-doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Atualmente exerce pesquisa e ensino na Universidade Federal de Alfenas UNIFAL-MG. Tem experiência na área de Geociências, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento, espaço, atividades antrópicas, educação, climatologia e biogeografia.

Downloads

Publicado

07-08-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MOREIRA, Rodrigo Martins; SANTOS, Bruno César dos; SANCHES, Rafael Grecco; SOUZA, Paulo Henrique de. ANÁLISE DA PRECIPITAÇÃO EXTREMA DIÁRIA EM RONDÔNIA: APLICAÇÃO DE ÍNDICES E TENDÊNCIAS NA SÉRIE HISTÓRICA 1980-2020. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 26, n. 106, p. 260–278, 2025. DOI: 10.14393/RCG2610677399. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/77399. Acesso em: 5 dez. 2025.