FITOSSOCIOLOGIA E EFEITO EDÁFICO EM UM CERRADÃO MESOTRÓFICO EM ECÓTONO SAVÂNICO-FLORESTAL EM ITUIUTABA (MG)
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2610677296Palavras-chave:
Fragmento urbano, Gradientes edáficos, Savana florestada, Umidade do soloResumo
Este trabalho foi desenvolvido em um fragmento florestal localizado no município de Ituiutaba, MG, conhecido como Parque do Goiabal. Teve por objetivo compreender como fatores edáficos influenciam os padrões florísticos e estruturais de um cerradão mesotrófico localizado em zona de transição com floresta estacional. Realizamos levantamento fitossociológico em 18 parcelas de 100 m2. Todos os indivíduos lenhosos, com altura ≥ 1,5 m (diâmetro > 0,51 cm), foram incluídos. Em cada parcela, amostras de solo foram coletadas para análises físico-químicas. As hipóteses testadas foram: (Ha1) a proximidade com floresta estacional semidecidual resultará em maior influência florística de espécies florestais no cerradão; (Ha2) o solo será fator preponderante na definição dos padrões de distribuição de espécies na comunidade estudada. As espécies amostradas foram classificadas em três grupos ecológicos: generalistas, florestais e savânicas. Além disso, realizamos análise de correspondência canônica (CCA) utilizando dados de abundância das espécies e variáveis edáficas. Os resultados confirmaram maior influência de espécies florestais na composição florística do cerradão, o que destacou o Goiabal de outros remanescentes considerados. Apesar da CCA ter explicado pouco as relações espécies-ambiente, as correlações indicaram a importância de componentes edáficos, como areia fina e Mg, na ocorrência de espécies arbóreas no cerradão.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Felipe Ferreira Naves, Lucas Felipe Calegari Rodrigues, Alexandre Barra Medeiros, Whigney de Freitas Barbosa, Rafael Arruda, Marcelo H. O. Pinheiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.





