FITOSSOCIOLOGIA E EFEITO EDÁFICO EM UM CERRADÃO MESOTRÓFICO EM ECÓTONO SAVÂNICO-FLORESTAL EM ITUIUTABA (MG)

Autores/as

  • Felipe Ferreira Naves Universidade Federal de Uberlândia https://orcid.org/0000-0002-9778-4176
  • Lucas Felipe Calegari Rodrigues Universidade Federal de Uberlândia
  • Alexandre Barra Medeiros Universidade Federal de Uberlândia https://orcid.org/0000-0001-6602-4425
  • Whigney de Freitas Barbosa Universidade Federal de Uberlândia
  • Rafael Arruda Universidade Federal de Mato Grosso https://orcid.org/0000-0003-2869-5134
  • Marcelo H. O. Pinheiro Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2610677296

Palabras clave:

Fragmento urbano, Gradientes edáficos, Savana florestada, Umidade do solo

Resumen

Este trabalho foi desenvolvido em um fragmento florestal localizado no município de Ituiutaba, MG, conhecido como Parque do Goiabal. Teve por objetivo compreender como fatores edáficos influenciam os padrões florísticos e estruturais de um cerradão mesotrófico localizado em zona de transição com floresta estacional. Realizamos levantamento fitossociológico em 18 parcelas de 100 m2. Todos os indivíduos lenhosos, com altura ≥ 1,5 m (diâmetro > 0,51 cm), foram incluídos. Em cada parcela, amostras de solo foram coletadas para análises físico-químicas. As hipóteses testadas foram: (Ha1) a proximidade com floresta estacional semidecidual resultará em maior influência florística de espécies florestais no cerradão; (Ha2) o solo será fator preponderante na definição dos padrões de distribuição de espécies na comunidade estudada. As espécies amostradas foram classificadas em três grupos ecológicos: generalistas, florestais e savânicas. Além disso, realizamos análise de correspondência canônica (CCA) utilizando dados de abundância das espécies e variáveis edáficas. Os resultados confirmaram maior influência de espécies florestais na composição florística do cerradão, o que destacou o Goiabal de outros remanescentes considerados. Apesar da CCA ter explicado pouco as relações espécies-ambiente, as correlações indicaram a importância de componentes edáficos, como areia fina e Mg, na ocorrência de espécies arbóreas no cerradão.

 

 

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Felipe Ferreira Naves, Universidade Federal de Uberlândia

    Graduado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente é mestrando no programa de pós-graduação Ecologia e Conservação de Recursos Naturais no Instituto de Biociências/UFU.

  • Lucas Felipe Calegari Rodrigues, Universidade Federal de Uberlândia

    Graduado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia.

  • Alexandre Barra Medeiros, Universidade Federal de Uberlândia

    Graduado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia, e mestre em Geografia na Universidade Federal de Uberlândia, pelo Programa de Pós Graduação em Geografia do Pontal.

  • Whigney de Freitas Barbosa, Universidade Federal de Uberlândia

    Graduado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia.

  • Rafael Arruda, Universidade Federal de Mato Grosso

    É Doutor em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Obteve mestrado em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais. Na Universidade Federal de Uberlândia. Graduou-se em Ciência Biológicas Licenciatura e Bacharelado. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atua como professor Associado II na Universidade Federal de Mato Grosso.

  • Marcelo H. O. Pinheiro, Universidade Federal de Uberlândia

    Graduado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente é mestrando no programa de pós-graduação Ecologia e Conservação de Recursos Naturais no Instituto de Biociências/UFU.

Publicado

2025-08-07

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

NAVES, Felipe Ferreira; RODRIGUES, Lucas Felipe Calegari; MEDEIROS, Alexandre Barra; BARBOSA, Whigney de Freitas; ARRUDA, Rafael; PINHEIRO, Marcelo H. O. FITOSSOCIOLOGIA E EFEITO EDÁFICO EM UM CERRADÃO MESOTRÓFICO EM ECÓTONO SAVÂNICO-FLORESTAL EM ITUIUTABA (MG). Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 26, n. 106, p. 223–240, 2025. DOI: 10.14393/RCG2610677296. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/77296. Acesso em: 5 dec. 2025.