COMPARAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA USANDO MÉTODOS MULTIVARIADOS E ESPACIAIS EM UMA REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2610575573

Palavras-chave:

Desenvolvimento de gestão da água, Análise do impacto das intervenções, Sistemas de Informação Geográfica (SIG), Distribuição espacial da qualidade da água

Resumo

Este estudo analisou intervenções em um sistema de abastecimento de água (SAA) potável por um período de seis anos (2016 a 2021), utilizando ferramentas estatísticas e de Sistema de Informação Geográfica (SIG) para mapeamento detalhado. A pesquisa destacou correlações entre turbidez, cor aparente e teor de ferro, que influenciaram significativamente a qualidade da água. As principais intervenções incluíram o aumento da dosagem de cloro e a substituição de tubos metálicos antigos por novos de plástico, levando à melhoria geral de 6% na qualidade da água. Embora o Índice de Qualidade da Água Modificado pelo Conselho Canadense de Ministros do Meio Ambiente tenha identificado os distritos com níveis críticos de qualidade de água, apenas a análise espacial permitiu identificar tubos e áreas problemáticas específicas nos distritos onde houve melhora, facilitando direcionar futuros investimentos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rodrigo Lourenção Nunes, Instituto Tecnológico de Aeronáutica

    Mestre em Ciências pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e graduado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp/Bauru), possui uma sólida formação acadêmica e experiência profissional abrangente. No âmbito da pesquisa, contribuiu projetos de iniciação científica e períódico internacional. Atuou como engenheiro civil em diversos setores, tanto público quanto privado como a Zopone Engenharia e Comércio Ltda, o Grupo ICEC/SCS e a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Atualmente, atua como chefe da seção de modelagem da informação da construção no Centro de Estudos e Projetos de Engenharia da Aeronáutica (CEPE), Organização Militar da Força Aérea Brasileira (FAB). Atua na elaboração de projetos de saneamento e instalações prediais hidrossanitárias, na condução de estudos de viabilidade econômica, na avaliação de custos para propostas técnico-comerciais e licitações, assim como na supervisão e fiscalização de obras.

  • Airton Henrique de Souza Pereira, Instituto Tecnológico de Aeronáutica

    Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), mestre em Ciências (Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica) pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

  • Marcio Antonio da Silva Pimentel, Instituto Tecnológico de Aeronáutica

    Possui graduação em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1997), especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000), mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2003), doutorado co-tutela em em Geomateriais pela Université Paris-Est Marne la Vallée (2008) e em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PEQ 2008). Atua em projetos de Saneamento, Tratamento de Efluentes e Sustentabilidade nos seguintes temas: Água Fria, Água Quente, Contraincêndio, Aquecimento Solar, Águas Pluviais, Aproveitamento de Águas Pluviais, Energia, Instalações Elétricas, Redes de Água e de Esgoto, Estações de Tratamento de Água, Estações de Tratamento de Esgoto e Estações de Tratamento de Efluente Industriais e Processos Oxidativos Avançados. Paralelamente, já lecionou cadeiras de Tratamento de Água, Sistemas de Esgoto (ENSP) e Poluição Atmosférica (UNISAU). Em 2012, recebeu a Láurea "PROF. LACAZ NETTO" como Co-orientador do melhor Trabalho de Graduação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica em 2011. Desde de 2012, atua como instrutor (Professor visitante) do Instituto Tecnológico de Aeronáutica. A partir de 2020, foi efetivado como Professor do Magistério Superior, onde atualmente leciona as disciplinas de Instalações Prediais, Saneamento, Tratamento de Água para fins de abastecimento, Uso eficiente de Água em edificações e Energia Solar em Edificações na graduação e na pós-graduação da Divisão de Engenharia Civil do ITA.

Downloads

Publicado

12-06-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

NUNES, Rodrigo Lourenção; PEREIRA, Airton Henrique de Souza; PIMENTEL, Marcio Antonio da Silva. COMPARAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA USANDO MÉTODOS MULTIVARIADOS E ESPACIAIS EM UMA REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 26, n. 105, p. 69–90, 2025. DOI: 10.14393/RCG2610575573. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/75573. Acesso em: 5 dez. 2025.