COMPARAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA USANDO MÉTODOS MULTIVARIADOS E ESPACIAIS EM UMA REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2610575573Palavras-chave:
Desenvolvimento de gestão da água, Análise do impacto das intervenções, Sistemas de Informação Geográfica (SIG), Distribuição espacial da qualidade da águaResumo
Este estudo analisou intervenções em um sistema de abastecimento de água (SAA) potável por um período de seis anos (2016 a 2021), utilizando ferramentas estatísticas e de Sistema de Informação Geográfica (SIG) para mapeamento detalhado. A pesquisa destacou correlações entre turbidez, cor aparente e teor de ferro, que influenciaram significativamente a qualidade da água. As principais intervenções incluíram o aumento da dosagem de cloro e a substituição de tubos metálicos antigos por novos de plástico, levando à melhoria geral de 6% na qualidade da água. Embora o Índice de Qualidade da Água Modificado pelo Conselho Canadense de Ministros do Meio Ambiente tenha identificado os distritos com níveis críticos de qualidade de água, apenas a análise espacial permitiu identificar tubos e áreas problemáticas específicas nos distritos onde houve melhora, facilitando direcionar futuros investimentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rodrigo Lourenção Nunes, Airton Henrique de Souza Pereira, Marcio Antonio da Silva Pimentel

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.





