CONTRATOS DOMESTICATÓRIOS NOS FAXINAIS DO SUL DO BRASIL: TERRITÓRIOS INTERESPÉCIES E REPROCIDADES ENTRE HUMANOS E NÃO HUMANOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2510273718

Palavras-chave:

Comunidade tradicional, Criação animal, Justiça ambiental

Resumo

O presente artigo tem como objetivo geral analisar as comunidades faxinalenses, destacando a conexão diferenciada entre humanos e animais, e a floresta com araucárias e a relação destes sob a ótica da noção dos contratos domesticatórios. Entendemos que essa experiência representa uma alternativa para repensarmos a problemática ambiental, integrando-a à noção de justiça ambiental e equidade territorial. As comunidades faxinalenses representam um rico exemplo de sociobiodiversidade na relação existente dos faxinalenses com a floresta com araucária e a criação de animais. Esses exemplos servem para causar reflexões acerca de modelos socioeconômicos sustentáveis e destacar os fundamentos éticos dessa relação. Essas comunidades apresentam um modelo agroalimentar distinto daquele predominante no sistema capitalista, vinculado a um padrão urbano e industrial de desenvolvimento, no qual se tende a objetificar os animais. Quanto à   metodologia adotada neste estudo, envolveu revisões de literatura, observações e entrevistas realizadas em campo, nas comunidades Caíva de Bonetes, em Canoinhas/SC, e Faxinalense do Emboque, em São Mateus do Sul/PR, nos anos de 2021 e 2022.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristhine Fabiola de Ramos, Universidade Regional de Blumenau

Doutoranda (Bolsista CAPES) e Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), concluindo meu mestrado em 2022. Possuo uma especialização em Diversidade Escolar, com foco em Comunidades Quilombolas, Indígenas e Educação do Campo, obtida na Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco em 2017. Sou licenciada em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), concluindo minha graduação em 2016.Faço parte do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa Socioambiental (Grupo IPÊS) na FURB. Minhas áreas de pesquisa e interesse acadêmico incluem espaço rural, ruralidade, cartografia social, comunidades tradicionais e territorialidades e educação. 

Caetano Kayuna Sordi Barbará Dias, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Adjunto do Departamento de Antropologia e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre e Doutor em Antropologia Social pela mesma universidade. Integra os grupos CANOA – Coletivo de Estudos sobre Ambientes, Percepções e Práticas e NAUI – Dinâmicas Urbanas e Patrimônio Cultural na UFSC, bem como é colaborador do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa Socioambiental (Grupo IPÊS) na FURB. Tem experiência nas áreas de Sociedade e Ambiente, Relações Humano-Animais, Antropologia da Técnica, Saúde e Biossegurança e Patrimônio Imaterial.

Luciano Félix Florit, Universidade Regional de Blumenau

Professor do Departamento de Ciências Sociais e Filosofia e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da FURB. Graduado em Sociologia pela Universidade de Buenos Aires (1995), Mestre em Sociologia Política, UFSC (1998), Doutor em Sociologia pela UFRGS (2003) com doutorado sanduíche na University of Nottingham, e Pós-doutorado em Antropologia na UFMG (2017). Suas áreas de atuação são a Sociologia do Desenvolvimento, Sociologia Ambiental e Ética Ambiental, focando atualmente na temática da Ética Socioambiental e o Desenvolvimento Regional com os seguintes subtemas: 1 - Consideração moral de seres vivos não humanos e padrões de desenvolvimento; 2 - Justiça ambiental e conflitos ambientais; 3 - Povos e comunidades tradicionais, ética socioambiental e território. É Lider do Grupo Interdisciplinar em Pesquisas Socioambientais (IPÊS). Também atua na formação de professores no curso de Licenciatura em Ciências Sociais.

Downloads

Publicado

02-12-2024

Como Citar

RAMOS, C. F. de; DIAS, C. K. S. B.; FLORIT, L. F. CONTRATOS DOMESTICATÓRIOS NOS FAXINAIS DO SUL DO BRASIL: TERRITÓRIOS INTERESPÉCIES E REPROCIDADES ENTRE HUMANOS E NÃO HUMANOS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 102, p. 256–274, 2024. DOI: 10.14393/RCG2510273718. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/73718. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos