ANÁLISE DA VARIABILIDADE TEMPORAL DA PRECIPITAÇÃO NA CIDADE DE RECIFE-PE: UM ESTUDO ENTRE OS ANOS 1962 E 2023
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2510273599Palavras-chave:
Chuvas, Distribuição Weibull, Modelagem, Precipitações extremasResumo
A precipitação desempenha papel fundamental nas regiões tropicais, influenciando nas atividades humanas, econômica e ambiental. O conhecimento das características desta variável climatológica é essencial para planejar e monitorar os impactos causados pelas chuvas, e uma maneira de analisar mudanças é acompanhar a evolução dos percentis da função densidade de probabilidade das precipitações. Assim, objetivou-se analisar, estatisticamente, se ocorreram mudanças significativas no regime de chuvas em Recife-PE, além de classificar as chuvas quanto à sua intensidade e destacar as frequências dos eventos extremos ocorridos. Os dados foram obtidos na Agência Pernambucana de Águas e Clima. Foram utilizados testes de Kolmogorov-Smirnov e Kruskal-Wallis para verificar se a precipitação pertencia ao mesmo posto e se são significativas, depois modelados pela distribuição Weibull. A modelagem mostrou-se eficaz para eventos de até 100 mm e na classificação das chuvas. Estatisticamente, as chuvas ocorridas entre 1993 e 2023 diferem das ocorridas entre 1962 e 1992, com indicação de mudanças no comportamento pluviométrico. Notavelmente, nos últimos 30 anos, houve aumento na frequência dos extremos de chuva com intensidade igual ou superior a 36.90 mm. Esses resultados fornecem subsídios para o planejamento de políticas públicas, no que tange à redução dos impactos negativos causados pelas chuvas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Willames de Albuquerque Soares, Maurício Costa Goldfarb, Marco Aurelio Calixto Ribeiro de Holanda, Manuella Virginia Salgueiro Gondim
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.