ANÁLISE DA VARIABILIDADE TEMPORAL DA PRECIPITAÇÃO NA CIDADE DE RECIFE-PE: UM ESTUDO ENTRE OS ANOS 1962 E 2023

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2510273599

Palavras-chave:

Chuvas, Distribuição Weibull, Modelagem, Precipitações extremas

Resumo

A precipitação desempenha papel fundamental nas regiões tropicais, influenciando nas atividades humanas, econômica e ambiental. O conhecimento das características desta variável climatológica é essencial para planejar e monitorar os impactos causados pelas chuvas, e uma maneira de analisar mudanças é acompanhar a evolução dos percentis da função densidade de probabilidade das precipitações. Assim, objetivou-se analisar, estatisticamente, se ocorreram mudanças significativas no regime de chuvas em Recife-PE, além de classificar as chuvas quanto à sua intensidade e destacar as frequências dos eventos extremos ocorridos. Os dados foram obtidos na Agência Pernambucana de Águas e Clima. Foram utilizados testes de Kolmogorov-Smirnov e Kruskal-Wallis para verificar se a precipitação pertencia ao mesmo posto e se são significativas, depois modelados pela distribuição Weibull. A modelagem mostrou-se eficaz para eventos de até 100 mm e na classificação das chuvas. Estatisticamente, as chuvas ocorridas entre 1993 e 2023 diferem das ocorridas entre 1962 e 1992, com indicação de mudanças no comportamento pluviométrico. Notavelmente, nos últimos 30 anos, houve aumento na frequência dos extremos de chuva com intensidade igual ou superior a 36.90 mm. Esses resultados fornecem subsídios para o planejamento de políticas públicas, no que tange à redução dos impactos negativos causados pelas chuvas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Willames de Albuquerque Soares, Universidade de Pernambuco

Graduado em Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Mestre e Doutor em Tecnologias Energéticas e Nucleares, com dissertação e tese na área de monitoramento e modelagem do sistema solo planta atmosfera, pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professor associado da Universidade de Pernambuco.

Maurício Costa Goldfarb, Universidade de Pernambuco

Graduado em Engenharia Civil, com estágio na área de Recursos Hídricos, pela Universidade Federal da Paraíba; mestre em Engenharia Agrícola, com dissertação na área de Irrigação e Drenagem, pela Universidade Federal de Campina Grande, doutor em Engenharia Mecânica, com tese na área de Termofluidos, pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professor Adjunto da Universidade de Pernambuco

Marco Aurelio Calixto Ribeiro de Holanda, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares do departamento de Energia Nuclear da Universidade Federal de Pernambuco, desenvolvendo sua pesquisa no âmbito da redução da contaminação das águas urbanas por antibióticos utilizando o biochar como camada filtrante de baixo custo. É mestre em Engenharia Civil pela Escola Politécnica de Pernambuco da Universidade de Pernambuco (POLI-UPE), com ênfase em física dos solos, e graduado em Engenharia Elétrica de Telecomunicações pela (POLI-UPE), tendo feito intercâmbio na Universidade do Porto (UP-PT), Portugal. Tem experiência em Engenharia Civil, com ênfase em solos, transferência de água e solutos em meios porosos, drenagem urbana e modelagens matemáticas envolvendo o sistema solo-planta-atmosfera. .

Manuella Virginia Salgueiro Gondim, Universidade Federal de Pernambuco

Bacharel Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestre em Tecnologias Energéticas e Nucleares, com ênfase em Física do solo, pela UFPE  e é doutora em Engenharia Civil com ênfase em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos pela UFPE em regime de cotutela com a Universidade de Grenoble, França. Tem experiência nas áreas de biodegradação de compostos orgânicos e Física do Solo atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem matemática das transferências de água e solutos no sistema solo-planta-atmosfera e estimativas dos parâmetros do escoamento da água e do transporte de solutos nos solos e propriedades hidráulicas e hidrodispersivas dos solos saturados. Atualmente é professora visitante da Universidade Federal de Pernambuco. 

Downloads

Publicado

02-12-2024

Como Citar

SOARES, W. de A.; GOLDFARB, M. C.; HOLANDA, M. A. C. R. de; GONDIM, M. V. S. ANÁLISE DA VARIABILIDADE TEMPORAL DA PRECIPITAÇÃO NA CIDADE DE RECIFE-PE: UM ESTUDO ENTRE OS ANOS 1962 E 2023. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 102, p. 223–239, 2024. DOI: 10.14393/RCG2510273599. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/73599. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos