ANÁLISE DA VARIABILIDADE TEMPORAL DA PRECIPITAÇÃO NA CIDADE DE RECIFE-PE: UM ESTUDO ENTRE OS ANOS 1962 E 2023

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2510273599

Palavras-chave:

Chuvas, Distribuição Weibull, Modelagem, Precipitações extremas

Resumo

A precipitação desempenha papel fundamental nas regiões tropicais, influenciando nas atividades humanas, econômica e ambiental. O conhecimento das características desta variável climatológica é essencial para planejar e monitorar os impactos causados pelas chuvas, e uma maneira de analisar mudanças é acompanhar a evolução dos percentis da função densidade de probabilidade das precipitações. Assim, objetivou-se analisar, estatisticamente, se ocorreram mudanças significativas no regime de chuvas em Recife-PE, além de classificar as chuvas quanto à sua intensidade e destacar as frequências dos eventos extremos ocorridos. Os dados foram obtidos na Agência Pernambucana de Águas e Clima. Foram utilizados testes de Kolmogorov-Smirnov e Kruskal-Wallis para verificar se a precipitação pertencia ao mesmo posto e se são significativas, depois modelados pela distribuição Weibull. A modelagem mostrou-se eficaz para eventos de até 100 mm e na classificação das chuvas. Estatisticamente, as chuvas ocorridas entre 1993 e 2023 diferem das ocorridas entre 1962 e 1992, com indicação de mudanças no comportamento pluviométrico. Notavelmente, nos últimos 30 anos, houve aumento na frequência dos extremos de chuva com intensidade igual ou superior a 36.90 mm. Esses resultados fornecem subsídios para o planejamento de políticas públicas, no que tange à redução dos impactos negativos causados pelas chuvas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Willames de Albuquerque Soares, Universidade de Pernambuco

    Graduado em Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Mestre e Doutor em Tecnologias Energéticas e Nucleares, com dissertação e tese na área de monitoramento e modelagem do sistema solo planta atmosfera, pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professor associado da Universidade de Pernambuco.

  • Maurício Costa Goldfarb, Universidade de Pernambuco

    Graduado em Engenharia Civil, com estágio na área de Recursos Hídricos, pela Universidade Federal da Paraíba; mestre em Engenharia Agrícola, com dissertação na área de Irrigação e Drenagem, pela Universidade Federal de Campina Grande, doutor em Engenharia Mecânica, com tese na área de Termofluidos, pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professor Adjunto da Universidade de Pernambuco

  • Marco Aurelio Calixto Ribeiro de Holanda, Universidade Federal de Pernambuco

    Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares do departamento de Energia Nuclear da Universidade Federal de Pernambuco, desenvolvendo sua pesquisa no âmbito da redução da contaminação das águas urbanas por antibióticos utilizando o biochar como camada filtrante de baixo custo. É mestre em Engenharia Civil pela Escola Politécnica de Pernambuco da Universidade de Pernambuco (POLI-UPE), com ênfase em física dos solos, e graduado em Engenharia Elétrica de Telecomunicações pela (POLI-UPE), tendo feito intercâmbio na Universidade do Porto (UP-PT), Portugal. Tem experiência em Engenharia Civil, com ênfase em solos, transferência de água e solutos em meios porosos, drenagem urbana e modelagens matemáticas envolvendo o sistema solo-planta-atmosfera. .

  • Manuella Virginia Salgueiro Gondim, Universidade Federal de Pernambuco

    Bacharel Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestre em Tecnologias Energéticas e Nucleares, com ênfase em Física do solo, pela UFPE  e é doutora em Engenharia Civil com ênfase em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos pela UFPE em regime de cotutela com a Universidade de Grenoble, França. Tem experiência nas áreas de biodegradação de compostos orgânicos e Física do Solo atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem matemática das transferências de água e solutos no sistema solo-planta-atmosfera e estimativas dos parâmetros do escoamento da água e do transporte de solutos nos solos e propriedades hidráulicas e hidrodispersivas dos solos saturados. Atualmente é professora visitante da Universidade Federal de Pernambuco. 

Downloads

Publicado

02-12-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SOARES, Willames de Albuquerque; GOLDFARB, Maurício Costa; HOLANDA, Marco Aurelio Calixto Ribeiro de; GONDIM, Manuella Virginia Salgueiro. ANÁLISE DA VARIABILIDADE TEMPORAL DA PRECIPITAÇÃO NA CIDADE DE RECIFE-PE: UM ESTUDO ENTRE OS ANOS 1962 E 2023. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 102, p. 223–239, 2024. DOI: 10.14393/RCG2510273599. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/73599. Acesso em: 5 dez. 2025.