TÉCNICAS AUTOMATIZADAS PARA ANÁLISE INTEGRADA EM EROSÕES LINEARES DE SUB-BACIAS NO MUNICÍPIO DE CACEQUI/RS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2510273128Palavras-chave:
Voçorocas, Geotecnologias, Controle MorfoestruturalResumo
A área de estudo desse trabalho se localiza na região Sudoeste do Rio Grande do Sul no município de Cacequi que se destaca pela alta ocorrência de voçorocas em seu território. O arcabouço geológico e morfoestrutural pode interferir na forma, intensidade e orientação das voçorocas em Cacequi. Assim, esse artigo busca analisar a relação entre os lineamentos morfoestruturais e os elementos do relevo na ocorrência de voçorocas nas bacias Sanga Areal da Limeira, Sanga da Tapera, Sanga da Vaca Velha e Arroio Areal Grande em Cacequi – RS, através da aplicação de técnicas automatizadas em MDEs. A extração automatizada de lineamentos morfoestruturais apresentou um resultado de feições coerentes com as características fisiográficas da área. A orientação de voçorocas e de lineamentos são coincidentes em direção predominante Leste – Oeste. Com a análise dos elementos do relevo pode-se verificar as microestruturas que elas constituem além de ser possível identificar áreas de avanço de voçorocas. As morfoestruturas se relacionam com os vales e cristas e as voçorocas com os vales, escavados e encostas. Dessa forma, conclui-se que o controle morfoestrutural caracterizado pelas condições geológicas e geomorfológicas é condicionante para a gênese e evolução das incisões erosivas presentes na área de estudo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Antonio Von Ende Dotto, Lucas Krein Rademann, Luís Eduardo de Souza Robaina, Romário Trentin
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.