GAMIFICAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A SENSIBILIZAÇÃO E MUDANÇA DE ATITUDES RUMO A UM FUTURO SUSTENTÁVEL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2510071267Palavras-chave:
Jogos educacionais, Aprendizado interativo, Consciência ambiental, Formação de professoresResumo
A integração de jogos voltados para questões ambientais surge como uma estratégia promissora na educação para a sustentabilidade ambiental, destacando a necessidade de práticas pedagógicas inovadoras para abordar os desafios ambientais nas instituições de ensino, incluindo a gestão de resíduos, eficiência energética e infraestrutura sustentável, entre outros. Este estudo, fundamentado em uma revisão sistemática da literatura, seguida por análises lexicométricas por meio do software IRaMuTeQ e análise discursiva, objetivou investigar de que maneira esses jogos podem aprofundar a sensibilização ambiental dos estudantes e promover uma compreensão mais abrangente dos problemas relacionados ao meio ambiente. Os resultados obtidos indicam que a integração de entretenimento e aprendizado possui o potencial de catalisar mudanças comportamentais sustentáveis a longo prazo, incentivando a busca por soluções frente aos desafios contemporâneos. Entretanto, torna-se imperativo o investimento em recursos tecnológicos nas escolas, bem como em políticas públicas que promovam a formação contínua dos educadores e incentivem a participação ativa dos alunos. Nesse contexto, a formação continuada dos professores desempenha um papel crucial na implementação efetiva da gamificação nas salas de aula, estabelecendo bases concretas para a sensibilização ambiental e a adoção de comportamentos sustentáveis por meio de práticas pedagógicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Willian José Ferreira, Marcelo dos Santos Targa, Kátia Celina da Silva Richetto, Gabriella Reis Carrer Spedo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.