LINHAS DE APRENDIZAGEM: MAPAS MENTAIS COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2510071024

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Ensino-aprendizagem, Aula de campo

Resumo

Este texto explora o papel do mapa mental como uma ferramenta metodológica no ensino de geografia, no contexto da educação básica. O uso de mapas mentais no aprendizado de geografia é abordado mediante uma revisão abrangente da literatura, enfocando particularmente as metodologias ativas. Os autores sublinham a importância crucial das aulas de campo, que proporcionam uma experiência imersiva e direta para os alunos, ao mesmo tempo que reforçam os conceitos aprendidos em sala de aula. Para ilustrar a aplicação prática do mapa mental na geografia, este trabalho fornece um estudo de caso detalhado das cidades de Oiapoque, no Amapá, Brasil, e Saint-George de l’Oiapock, na Guiana Francesa. Este artigo expande ainda mais a utilização do mapa mental, abordando a incorporação de elementos mais criativos como a fotografia, a música e a poesia. Esses recursos pedagógicos adicionais podem enriquecer significativamente o processo de ensino-aprendizagem, ajudando a envolver os alunos, para despertar o seu interesse. Conclui-se que o uso de mapas mentais, juntamente com essas outras ferramentas pedagógicas, proporciona uma abordagem participativa no ambiente de aprendizagem, permitindo que o aluno se envolva, de forma mais completa e significativa, com temas geográficos relevantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aldineia Nunes de Abreu, Governo do estado do Amapá

Mestre em Estudos de Fronteiras pela Universidade Federal do Amapá.

Gutemberg de Vilhena Silva, Universidade Federal do Amapá

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Docente (Graduação e Pós-graduação) na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Macapá, Brasil. Docente no Programa de Doutorado em Políticas Públicas da Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, Brasil. Bolsista de produtividade do CNPq.

Downloads

Publicado

01-08-2024

Como Citar

ABREU, A. N. de; SILVA, G. de V. LINHAS DE APRENDIZAGEM: MAPAS MENTAIS COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 100, p. 196–215, 2024. DOI: 10.14393/RCG2510071024. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/71024. Acesso em: 25 ago. 2024.

Edição

Seção

Artigos