LINHAS DE APRENDIZAGEM: MAPAS MENTAIS COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2510071024Palavras-chave:
Metodologias ativas, Ensino-aprendizagem, Aula de campoResumo
Este texto explora o papel do mapa mental como uma ferramenta metodológica no ensino de geografia, no contexto da educação básica. O uso de mapas mentais no aprendizado de geografia é abordado mediante uma revisão abrangente da literatura, enfocando particularmente as metodologias ativas. Os autores sublinham a importância crucial das aulas de campo, que proporcionam uma experiência imersiva e direta para os alunos, ao mesmo tempo que reforçam os conceitos aprendidos em sala de aula. Para ilustrar a aplicação prática do mapa mental na geografia, este trabalho fornece um estudo de caso detalhado das cidades de Oiapoque, no Amapá, Brasil, e Saint-George de l’Oiapock, na Guiana Francesa. Este artigo expande ainda mais a utilização do mapa mental, abordando a incorporação de elementos mais criativos como a fotografia, a música e a poesia. Esses recursos pedagógicos adicionais podem enriquecer significativamente o processo de ensino-aprendizagem, ajudando a envolver os alunos, para despertar o seu interesse. Conclui-se que o uso de mapas mentais, juntamente com essas outras ferramentas pedagógicas, proporciona uma abordagem participativa no ambiente de aprendizagem, permitindo que o aluno se envolva, de forma mais completa e significativa, com temas geográficos relevantes.
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