LINHAS DE APRENDIZAGEM: MAPAS MENTAIS COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2510071024

Palabras clave:

Metodologias ativas, Ensino-aprendizagem, Aula de campo

Resumen

Este texto explora o papel do mapa mental como uma ferramenta metodológica no ensino de geografia, no contexto da educação básica. O uso de mapas mentais no aprendizado de geografia é abordado mediante uma revisão abrangente da literatura, enfocando particularmente as metodologias ativas. Os autores sublinham a importância crucial das aulas de campo, que proporcionam uma experiência imersiva e direta para os alunos, ao mesmo tempo que reforçam os conceitos aprendidos em sala de aula. Para ilustrar a aplicação prática do mapa mental na geografia, este trabalho fornece um estudo de caso detalhado das cidades de Oiapoque, no Amapá, Brasil, e Saint-George de l’Oiapock, na Guiana Francesa. Este artigo expande ainda mais a utilização do mapa mental, abordando a incorporação de elementos mais criativos como a fotografia, a música e a poesia. Esses recursos pedagógicos adicionais podem enriquecer significativamente o processo de ensino-aprendizagem, ajudando a envolver os alunos, para despertar o seu interesse. Conclui-se que o uso de mapas mentais, juntamente com essas outras ferramentas pedagógicas, proporciona uma abordagem participativa no ambiente de aprendizagem, permitindo que o aluno se envolva, de forma mais completa e significativa, com temas geográficos relevantes.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Aldineia Nunes de Abreu, Governo do estado do Amapá

    Mestre em Estudos de Fronteiras pela Universidade Federal do Amapá.

  • Gutemberg de Vilhena Silva, Universidade Federal do Amapá

    Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Docente (Graduação e Pós-graduação) na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Macapá, Brasil. Docente no Programa de Doutorado em Políticas Públicas da Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, Brasil. Bolsista de produtividade do CNPq.

Publicado

2024-08-01

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

ABREU, Aldineia Nunes de; SILVA, Gutemberg de Vilhena. LINHAS DE APRENDIZAGEM: MAPAS MENTAIS COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 100, p. 196–215, 2024. DOI: 10.14393/RCG2510071024. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/71024. Acesso em: 5 dec. 2025.