ANÁLISE DO PLANO AMBIENTAL DE CONSERVAÇÃO E USO DO ENTORNO DE RESERVATÓRIOS ARTIFICIAIS (PACUERA) DA BACIA HIDROGRÁFICA DE TERRA NOVA, SEMIÁRIDO PERNAMBUCANO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2510070663Palavras-chave:
Gestão de recursos hídricos, Uso e ocupação do solo, Qualidade da águaResumo
A gestão integrada dos recursos hídricos visa promover a garantia dos padrões de qualidade e quantidade de águas em bacias hidrográficas, associando a gestão da água aos seus múltiplos usos e a diversas áreas do conhecimento. O objetivo deste estudo foi avaliar o Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno dos Reservatórios Artificiais (PACUERA) da bacia hidrográfica de Terra Nova, Pernambuco, visto que com a execução do Projeto de Integração do rio São Francisco com as bacias do Nordeste Setentrional (PISF) foram construídos cinco reservatórios artificiais nesta bacia. Para isto, foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental, considerando o Diagnóstico Socioambiental e o Zoneamento Ambiental, que compõem o PACUERA da bacia. O plano considera primordial a conservação da vida útil e a qualidade dos reservatórios. Diversos programas ambientais integram o plano da bacia e reforçam a importância do monitoramento para que as atividades desenvolvidas ocorram de forma sustentável, além do incentivo à participação da população como protagonista para a gestão dos recursos hídricos. Fica evidente a importância do PACUERA como instrumento de gestão ambiental e de recursos hídricos, por realizar diagnósticos e propor diretrizes para a manutenção da qualidade da água e o fornecimento em quantidade adequada para a população.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Nara Tôrres Silveira, Gabriel Antonio Silva Soares, Josiclêda Domiciano Galvíncio, Maiara Gabrielle de Souza Melo, Maria do Carmo Martins Sobral
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.