ANÁLISE DO PLANO AMBIENTAL DE CONSERVAÇÃO E USO DO ENTORNO DE RESERVATÓRIOS ARTIFICIAIS (PACUERA) DA BACIA HIDROGRÁFICA DE TERRA NOVA, SEMIÁRIDO PERNAMBUCANO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2510070663

Palavras-chave:

Gestão de recursos hídricos, Uso e ocupação do solo, Qualidade da água

Resumo

A gestão integrada dos recursos hídricos visa promover a garantia dos padrões de qualidade e quantidade de águas em bacias hidrográficas, associando a gestão da água aos seus múltiplos usos e a diversas áreas do conhecimento. O objetivo deste estudo foi avaliar o Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno dos Reservatórios Artificiais (PACUERA) da bacia hidrográfica de Terra Nova, Pernambuco, visto que com a execução do Projeto de Integração do rio São Francisco com as bacias do Nordeste Setentrional (PISF) foram construídos cinco reservatórios artificiais nesta bacia. Para isto, foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental, considerando o Diagnóstico Socioambiental e o Zoneamento Ambiental, que compõem o PACUERA da bacia. O plano considera primordial a conservação da vida útil e a qualidade dos reservatórios. Diversos programas ambientais integram o plano da bacia e reforçam a importância do monitoramento para que as atividades desenvolvidas ocorram de forma sustentável, além do incentivo à participação da população como protagonista para a gestão dos recursos hídricos. Fica evidente a importância do PACUERA como instrumento de gestão ambiental e de recursos hídricos, por realizar diagnósticos e propor diretrizes para a manutenção da qualidade da água e o fornecimento em quantidade adequada para a população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nara Tôrres Silveira, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda e Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Pernambuco
(PRODEMA|UFPE). Membro do grupo de pesquisa em Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento
(SERGEO|UFPE). Especialista em Gestão e Educação Ambiental pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi). Bacharela em Engenharia de Pesca pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). 

Gabriel Antonio Silva Soares, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrando em Desenvolvimento e Meio Ambiente na Universidade Federal de Pernambuco - PRODEMA/UFPE. Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2022). Integrante do Laboratório de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento - SERGEO do Departamento de Ciências Geográficas - DCG do Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFCH.

Josiclêda Domiciano Galvíncio, Universidade Federal de Pernambuco

Possui Graduação em Licenciatura Plena de Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (1996), Especializacao em Matematica Aplicada pela Universidade Federal da Paraiba (1997), Especializacao em Estatistica Aplicada a Meteorologia e Climatologia pela Universidade Federal da Paraiba (1998), Mestrado em Meteorologia pela Universidade Federal da Paraíba (2000) e Doutorado em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (2005).  Professora Titular do Departamento de Ciências Geográficas, na Universidade Federal de Pernambuco. 

Maiara Gabrielle de Souza Melo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Graduação em Gestão Ambiental, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo PRODEMA da Universidade Federal de Pernambuco- UFPE. Doutorado em Engenharia Civil, com ênfase em tecnologia ambiental e recursos hídricos da UFPE. Pós doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo PRODEMA (UFPE). Especialização em Docência para Educação profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB.

Maria do Carmo Martins Sobral, Universidade Federal de Pernambuco

Engenheira Civil pela UFPE, especialista em Planejamento Urbano e Regional pela Universitat Dortmund, Alemanha, mestre em Engenharia Civil (Recursos Hídricos), pela University of Waterloo, Canadá. Doutora em Planejamento Ambiental pela Universidade Técnica de Berlin, Alemanha. Pós-doutorado em Tecnologia Ambiental pela TU Berlim, Alemanha; Pós-doutorado em Gestão de Recursos Hídricos pelo Instituto de Educação para Água (IHE, Unesco), Holanda. Professora titular do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da UFPE. 

Downloads

Publicado

01-08-2024

Como Citar

SILVEIRA, N. T.; SOARES, G. A. S.; GALVÍNCIO, J. D.; MELO, M. G. de S.; SOBRAL, M. do C. M. ANÁLISE DO PLANO AMBIENTAL DE CONSERVAÇÃO E USO DO ENTORNO DE RESERVATÓRIOS ARTIFICIAIS (PACUERA) DA BACIA HIDROGRÁFICA DE TERRA NOVA, SEMIÁRIDO PERNAMBUCANO. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 100, p. 95–110, 2024. DOI: 10.14393/RCG2510070663. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/70663. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos