VARIAÇÕES SAZONAIS INTRA E INTERANUAL DA COBERTURA VEGETAL (NDVI E SAVI) NA MATA CILIAR DO BIOMA CAATINGA ASSOCIADA AO RESERVATÓRIO DE SERRINHA II, PE, BRASIL E SUA CORRELAÇÃO COM O SPI E O VOLUME HÍDRICO ACUMULADO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG259970639Palavras-chave:
MSI – Sentinel 2, Regiões ambientais, SecaResumo
As matas ciliares são regiões ambientais que contribuem para a purificação da água, e reduzem a vulnerabilidade às inundações. Este estudo objetivou analisar as variações sazonais da cobertura vegetal da Caatinga nas proximidades do Reservatório de Serrinha II - PE, Brasil. O conjunto de dados orbitais foi composto por imagens do satélite MSI - Sentinel 2, de 2016 a 2021, entre os períodos: chuvoso e seco. Assim, avaliaram-se as respostas espectrais dos índices: Normalized Difference Vegetation Index (NDVI) e Soil Adjusted Vegetation Index (SAVI), correlacionados com o Standardized Precipitation Index (SPI) e a variação volumétrica do reservatório. Os resultados evidenciaram que os índices indicaram crescimento da vegetação no período chuvoso e redução no período seco. De 2016 a 2018 foi identificado, ao correlacionar o SPI com os índices, a redução da vegetação devido a eventos de seca. De 2019 a 2021 tem-se um estágio de regeneração com um aumento positivo dos valores de SPI. Esses eventos também proporcionaram a redução de volume acumulado do reservatório, que apresentou o menor valor em 2017 (11,66 hm³). Com isso, a associação do SPI aos índices possibilitou a identificação de mudanças na cobertura vegetal e no volume do reservatório, ocasionadas por déficit pluviométrico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ubiratan Joaquim da Silva Junior, Juarez Antonio da Silva Junior, Débora Natália Oliveira de Almeida, Ester Milena dos Santos, Anderson Luiz Ribeiro de Paiva, Sylvana Melo dos Santos, Leidjane Maria Maciel de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.