ÍNDICE DE ANOMALIA DE CHUVA E SUA ASSOCIAÇÃO AO EL NIÑO-OSCILAÇÃO SUL (ENOS) EM RIO BRANCO (AC), BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG259970556Palavras-chave:
Parâmetros estatísticos, Variabilidade climática, Amazônia Ocidental, PrecipitaçãoResumo
Entre as variáveis meteorológicas a chuva é mais importante para a manutenção da vida na Terra, porém a sua falta constante têm alterado o clima de diversas regiões e causando grandes prejuízos a sociedade. O objetivo deste estudo foi avalia a ocorrência de episódios de anomalia de chuva associados às fases do El Niño Oscilação-Sul (ENOS) no município de Rio Branco (AC), por meio dos Índices de Anomalia de Chuva (IAC) e Índice Oceânico de Niño (ONI). O índice IAC Identificou que 29,3% dos anos foram de seca suave, 14,63% de seca moderada e 12,2% de seca alta. Episódios de intensidade umidade baixa ocorrem em 21,9% dos anos, e de umidade moderada em 12,2% dos anos. Episódios de intensidade umidade alta ou extremamente alta apresentaram percentuais iguais em 4,9% dos anos, relacionados ao ONI. O desempenho das interações (IAC versus ENOS) com base nos parâmetros estatísticos (R2, r, d, IC, EPE e RMSE), aponta para um baixo desempenho dos modelos de regressões. Essas evidências sugerem que a variabilidade climática tem impactado significativamente na hidrologia da região, e medidas adequadas são necessárias para gerenciar os impactos de uma mudança climática nos recursos hídricos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Givanildo de Gois, Paulo Miguel de Bodas Terassi, José Genivaldo do Vale Moreira, Josimar da Silva Freitas, Bruno Serafini Sobral, Marcelo Alves Muniz, Djailson Silva da Costa Júnior, Indira Sueline Silva Aleluia, Mario Henrique Guilherme dos Santos Vanderlei, Geraldo de Carvalho Neto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.