ANÁLISE DE CHUVAS DE VERÃO EM 2022: ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DA CLIMATOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG259869246Palavras-chave:
Clima, Fenômenos oceânicos-atmosféricos, Educação GeográficaResumo
Dificuldades são relatadas por alunos na aprendizagem dos conteúdos de Climatologia, no componente curricular Geografia, no contexto da Educação Básica, etapa do Ensino Médio. Diante disso, visando uma abordagem mais dinâmica, objetivou-se avaliar como as imagens de satélites meteorológicos e as cartas sinóticas podem ser utilizadas como materiais didáticos para identificação de fenômenos atmosféricos e oceânicos, constituindo ferramentas e técnicas de pesquisa para o ensino e aprendizagem da Climatologia. Foram definidos dois eventos chuvosos do verão brasileiro de 2022, um com destaque na mídia local e o outro com visibilidade nacional. Os eventos foram utilizados como formas de abordagem e estratégias didáticas para melhor compreensão dos aspectos climáticos e geográficos, são eles: chuvas ocorridas no Cariri paraibano em 13 de março de 2022 e as chuvas que ocorreram em Petrópolis - RJ em 15 de fevereiro de 2022. A diversidade de dados e materiais ilustrativos subsidiam estratégias metodológicas para o ensino da Climatologia, favorecendo aos discentes condições de visualização e reconhecimento de fenômenos oceânicos-atmosféricos, que influenciam na ocorrência de chuvas sazonais. O percurso metodológico proposto visou sistematizar uma sequência de etapas para a obtenção de imagens e dados climáticos para análise de eventos chuvosos, que pode ser utilizada pelo professor.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Telma Lucia Bezerra Alves Aires, Suellen Silva Pereira, André Aires de Farias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.