ANÁLISE DE CHUVAS DE VERÃO EM 2022: ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DA CLIMATOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG259869246

Palavras-chave:

Clima, Fenômenos oceânicos-atmosféricos, Educação Geográfica

Resumo

Dificuldades são relatadas por alunos na aprendizagem dos conteúdos de Climatologia, no componente curricular Geografia, no contexto da Educação Básica, etapa do Ensino Médio. Diante disso, visando uma abordagem mais dinâmica, objetivou-se avaliar como as imagens de satélites meteorológicos e as cartas sinóticas podem ser utilizadas como materiais didáticos para identificação de fenômenos atmosféricos e oceânicos, constituindo ferramentas e técnicas de pesquisa para o ensino e aprendizagem da Climatologia. Foram definidos dois eventos chuvosos do verão brasileiro de 2022, um com destaque na mídia local e o outro com visibilidade nacional. Os eventos foram utilizados como formas de abordagem e estratégias didáticas para melhor compreensão dos aspectos climáticos e geográficos, são eles: chuvas ocorridas no Cariri paraibano em 13 de março de 2022 e as chuvas que ocorreram em Petrópolis - RJ em 15 de fevereiro de 2022. A diversidade de dados e materiais ilustrativos subsidiam estratégias metodológicas para o ensino da Climatologia, favorecendo aos discentes condições de visualização e reconhecimento de fenômenos oceânicos-atmosféricos, que influenciam na ocorrência de chuvas sazonais. O percurso metodológico proposto visou sistematizar uma sequência de etapas para a obtenção de imagens e dados climáticos para análise de eventos chuvosos, que pode ser utilizada pelo professor.

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Biografia do Autor

Telma Lucia Bezerra Alves Aires, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Professora do Instituto Federal da Paraíba - IFPB, Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (2009), Especialização em Manejo Ecológico Integrado de Bacias Hidrográficas no Semiárido Brasileiro, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2011), Mestrado e Doutorado em Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Membro do Grupo de Pesquisa GEOAMB - Grupo de pesquisa Geografia e Meio Ambiente (IFPB). Desenvolve pesquisas relacionadas as seguintes áreas: Climatologia Geográfica, Desertificação, Meio Ambiente, Semiárido Brasileiro, Bacias hidrográficas e Ensino de Geografia.

Suellen Silva Pereira, Universidade Estadual da Paraíba

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba (2005), mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba (2009), Doutorado em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (2014) e Pós-Doutorado em Recursos Naturais também pela UFCG (2016). Tem experiência como professora no Ensino Superior em Instituições Públicas e Privadas, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia; geografia e meio ambiente; meio ambiente urbano; resíduos sólidos urbanos, catadores de materiais recicláveis. É autora de artigos publicados em livros, periódicos e eventos nacionais e internacionais.

André Aires de Farias, Escola Agrotécnica de Sumé

Possui Licenciatura em Ciências Agrárias e em Geografia, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Especialização em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Mestrado e Doutorado em Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). É Professor de Ciências Agrárias na Escola Agrotécnica de Sumé - EAS. Leciona e desenvolve pesquisas com agricultura familiar, pecuária familiar, secas, climatologia geográfica, bacias hidrográficas, degradação ambiental, agroecologia, manejo integrado do meio ambiente, gestão ambiental e recuperação de áreas degradadas.

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Publicado

30-04-2024

Como Citar

AIRES, T. L. B. A.; PEREIRA, S. S.; FARIAS, A. A. de. ANÁLISE DE CHUVAS DE VERÃO EM 2022: ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DA CLIMATOLOGIA NO ENSINO MÉDIO. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 98, p. 17–33, 2024. DOI: 10.14393/RCG259869246. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/69246. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos