INTEMPERISMO DE ROCHAS GRANÍTICAS E PEDOGÊNESE NO SEMIÁRIDO PARAIBANO: RELÍQUIAS PALEOCLIMÁTICAS DO PICO DO JABRE (PB)
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG259769245Palavras-chave:
Relevo granítico, Bornhardts, Etchplanação, PediplanaçãoResumo
Os relevos graníticos estão presentes nos diversos domínios morfoclimáticos do planeta. Entretanto, sua exposição se intensifica nas regiões de clima tropical, no Brasil essas paisagens são comumente encontradas no Nordeste setentrional (depressão sertaneja). Assim, o objetivo dessa pesquisa foi verificar elementos geológicos, geomorfológicos e pedológicos de rochas graníticas que corroboram com a hipótese de evolução da paisagem no Pico do Jabre atentando para a Etchplanação (gênese da paisagem) e Pediplanação (entrada do clima semiárido e desmonte de mantos de alteração). Nestes relevos é possível encontrar diferentes estágios de desenvolvimento de núcleos cristalinos como a pré-esfoliação, o manto de alteração e os blocos exumados. Já nas estruturas externas dos blocos ocorre diferentes formas de intemperismo como os Tafoni e Gnamas. Todas essas feições hoje estão exumadas devido a entrada do clima semiárido na região onde prevalecem os processos erosivos decorrentes da Pediplanação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Eridiana Neves da Silva, Ailson de Lima Marques, Debora Coelho Moura, Rodrigo Santana Macedo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.