LUGAR E MÚSICA, CONCRETUDE E IMAGINAÇÃO: A CENA PSICODÉLICA SETENTISTA EM PERNAMBUCO (BRASIL)
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249668665Palavras-chave:
Lugar, Imaginação, Cena musical, Psicodelia, RecifeResumo
Nos anos de 1970, contexto de ditadura militar e de tecnificação seletiva do território brasileiro, Pernambuco, e sua capital, a metrópole do Recife, abrigaram a “Psicodelia Pernambucana”, movimentação artística também conhecida como “Udigrudi” ou “Desbunde Recifense”. Operacionalizando a noção de Cena, cara ao estudo de uma determinada manifestação artística a partir do cotidiano dos lugares, analisa-se as variáveis, materiais e imateriais, embutidas na dinâmica – pretérita e atual – do Udigrudi Recifense dos anos 1970: estúdios fonográficos, locais de shows, lugares de encontro, sistemas técnicos, produções, cooperações, conflitos, memórias, anseios e fluxos de informações. A metodologia de trabalho baseia-se no levantamento bibliográfico e documental sobre a temática e em informações primárias reunidas a partir de visitas técnicas a locais conformados e apropriados pela cena Udigrudi, além de entrevistas semiestruturadas junto aos sujeitos envolvidos com a temática. A empiria demonstra tanto a dinamização de uma rica cena musical em um ambiente construído pautado na desigualdade socioterritorial e na repressão política e moral, quanto lugares expressando os anseios daqueles imbuídos na tarefa de tornar concretude toda a imaginação contida na experimentação psicodélica, fenômeno que ecoa até os dias atuais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cristiano Nunes Alves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.