AVALIAÇÃO DAS EMISSÕES DE CO2 DO SOLO EM AMBIENTES DE CAATINGA, EM ALAGOAS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249466079Palavras-chave:
Dióxido de carbono, Vegetação seca, Método de respirometria, Propriedades edáficas, Variabilidade ClimáticaResumo
O CO2 medido do solo é a atividade microbiana provido de diversos processos biogeoquímicos e sua investigação pode responder sobre os fatores associados a condição ambiental na Caatinga. Desse modo, o objetivo desta pesquisa foi avaliar as emissões de CO2 do solo em dois ambientes de Caatinga, comparando com os condicionantes ambientais do solo e do clima, no Semiárido de Alagoas. A atividade microbiana foi avaliada pelo CO2 liberado do solo, onde foi absorvido por uma solução de KOH. Foi instalado pluviômetro para obter índices de precipitação e a leituras de temperatura do solo a 10 cm da superfície. Foram avaliados o conteúdo de água, teores de carbono e matéria orgânica do solo. A maior emissão de CO2 do solo nas duas áreas avaliadas ocorreram no período noturno, em virtude da temperatura do solo apresentar-se mais amena; A liberação de CO2 apresenta variável, em decorrência das propriedades do solo, clima e vegetação; O carbono e a matéria orgânica do solo apresentaram valores elevados nas áreas de Caatinga, demonstrando grande atividade biogeoquímica e de ciclagem de nutrientes; Recomenda-se que estudos futuros sobre cinética de CO2 sejam realizados, de modo a comparar valores e compreender mais a fundo a dinâmica do ambiente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Geovânia Ricardo dos Santos, Kallianna Dantas Araujo, Mayara Andrade Souza, Sinval Autran Mendes Guimarães Júnior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.