UM PANORAMA SOBRE A EQUIDADE NA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA NO ESTADO DA BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249466057Palavras-chave:
Inclusão, Professor de Geografia, Educação GeográficaResumo
A legislação brasileira prevê a todos o acesso e a permanência na educação, respeitando e considerando as especificidades étnicas e culturais como forma de combate às desigualdades e à promoção da equidade. Porém, é necessário entender se a formação inicial docente capacita para que estas temáticas sejam contempladas. O objetivo foi traçar um panorama de como os cursos de licenciatura em Geografia da Bahia abordam a diversidade e a inclusão escolar em seus projetos curriculares. Foram avaliados os documentos que regem os cursos das treze instituições baianas com licenciatura em Geografia, buscando identificar como cada instituição apresenta, propõe, desenvolve e colabora para uma formação que contemple a diversidade da sociedade brasileira, garantindo direitos e buscando a valorização das diferenças. Foi verificado que a maior parte dos cursos negligenciam estas temáticas, tanto na forma, como no conteúdo dos seus componentes, que aparecem em sua maioria como optativos ou com carga horária reduzida transformando a equidade num objetivo distante.
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Copyright (c) 2023 Izis Thelma Araújo Santiago, Grace Bungenstab Alves

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