A INTERPRETAÇÃO DA CULTURA NA GEOGRAFIA: ORIGEM, IDENTIDADES E CÓDIGOS CULTURAIS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249365531Palavras-chave:
Espaço Geográfico, Paisagem, Território, GlobalizaçãoResumo
O presente artigo visa realizar uma discussão e aprofundamento teórico referente a articulação dos conceitos de cultura, identidade e códigos culturais com enfoque na relação com o espaço geográfico. Ademais, apresentam-se questões referentes a origem da palavra cultura e sobre o impacto da globalização nas culturas e identidades. Para tal foi realizada uma revisão bibliográfica e discussão dos conceitos, acompanhada de reflexões teóricas. As discussões apontaram as relações e conexões entre cultura, códigos culturais e identidades, além de se observar a conexão desse tripé com o espaço geográfico, seja na materialização dos códigos culturais no espaço, produção das paisagens culturais, seja na construção de identidades territoriais associadas a apropriação do espaço. A globalização no mundo pós-moderno alterou os referenciais espaço-temporais, afetando as identidades culturais. Nesse sentido, nota-se a importância do espaço geográfico para a cultura e a sua manutenção, sendo que ela se expressa por meio do filtro da paisagem. A materialização dos códigos acarreta o reconhecimento de um grupo social e a produção da sua identidade, relacionada ao espaço por intermédio do território. Assim, a cultura influencia o espaço e o espaço influencia a cultura, em um círculo de construção e diferenciação de espaços e culturas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Letícia Figueiredo Sartorio, Juliana Cristina Franz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.