A INTERPRETAÇÃO DA CULTURA NA GEOGRAFIA: ORIGEM, IDENTIDADES E CÓDIGOS CULTURAIS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG249365531

Palabras clave:

Espaço Geográfico, Paisagem, Território, Globalização

Resumen

O presente artigo visa realizar uma discussão e aprofundamento teórico referente a articulação dos conceitos de cultura, identidade e códigos culturais com enfoque na relação com o espaço geográfico. Ademais, apresentam-se questões referentes a origem da palavra cultura e sobre o impacto da globalização nas culturas e identidades. Para tal foi realizada uma revisão bibliográfica e discussão dos conceitos, acompanhada de reflexões teóricas. As discussões apontaram as relações e conexões entre cultura, códigos culturais e identidades, além de se observar a conexão desse tripé com o espaço geográfico, seja na materialização dos códigos culturais no espaço, produção das paisagens culturais, seja na construção de identidades territoriais associadas a apropriação do espaço. A globalização no mundo pós-moderno alterou os referenciais espaço-temporais, afetando as identidades culturais. Nesse sentido, nota-se a importância do espaço geográfico para a cultura e a sua manutenção, sendo que ela se expressa por meio do filtro da paisagem. A materialização dos códigos acarreta o reconhecimento de um grupo social e a produção da sua identidade, relacionada ao espaço por intermédio do território. Assim, a cultura influencia o espaço e o espaço influencia a cultura, em um círculo de construção e diferenciação de espaços e culturas.

 

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Letícia Figueiredo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Geógrafa pela Universidade Federal do Rio Grande.

  • Juliana Cristina Franz, Universidade Federal do Rio Grande

    Professora Doutora dos cursos de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande.

Publicado

2023-06-12

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

LETÍCIA FIGUEIREDO; FRANZ, Juliana Cristina. A INTERPRETAÇÃO DA CULTURA NA GEOGRAFIA: ORIGEM, IDENTIDADES E CÓDIGOS CULTURAIS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 24, n. 93, p. 54–64, 2023. DOI: 10.14393/RCG249365531. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/65531. Acesso em: 5 dec. 2025.