INVENTÁRIO E AVALIAÇÃO QUANTITATIVA DO PATRIMÔNIO GEOMORFOLÓGICO DO MACIÇO DE BATURITÉ (CE)
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249365269Palavras-chave:
Geomorfologia, Locais de interesse geomorfológico, GeoconservaçãoResumo
A região do Maciço de Baturité no Ceará (Brasil) possui configuração geomorfológica decorrente, sobretudo, de deformações crustais cretáceas, diversidade litológica e erosão diferencial. Cristas, domos rochosos e encostas formam mirantes que, assim como diversas cachoeiras, constituem importantes atrativos turísticos. Nesse contexto, este trabalho apresenta o primeiro inventário e a avaliação quantitativa de patrimônio geomorfológico realizados na região. O principal objetivo foi identificar locais de interesse geomorfológico com valor didático/interpretativo e turístico/recreativo para inseri-los em propostas de conservação e educação ambiental, visando contribuir para sua valorização e proteção. O inventário ocorreu por meio de levantamento bibliográfico/cartográfico, consulta a especialistas e trabalho de campo. Em seguida, foi realizada a quantificação dos valores patrimoniais (científico, didático e turístico/recreativo) e da susceptibilidade à degradação, o que determinou as prioridades de proteção de cada local. Ao todo, foram inventariados e avaliados 17 locais de interesse geomorfológico. Os valores avaliados ficaram classificados como médio, alto e muito altos; a susceptibilidade à degradação se revelou de moderada a alta; o cálculo das prioridades de proteção apontaram necessidade de proteção a curto e médio prazos. Esses resultados poderão auxiliar na proposição de medidas conservacionistas para a região, por meio de ações voltadas para o perfil de cada local.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Andrea César da Silveira, Frederico de Holanda Bastos, Suedio Alves Meira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.